FESTA DA PÁSCOA

FESTA DA PÁSCOA

Diversas versões e conotações tornam a páscoa uma festa que para poucos a destinação é ponto certo e conhecido. Derivado do hebraico pesach e pelo grego Páscha, pelo latim na sua forma clássica Pascha tem como semente de nascituro a época pré-mosaica, festa da primavera de pastores nômades, festa anual dos hebreus, transformada em memorial de sua saída do Egito. Festa anual dos cristãos, que comemora a ressurreição de Cristo e é celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia do equinócio de março. Já no Brasil a festa está relacionada ao cumprimento do preceito pascal, sobretudo quando feito coletivamente. A Páscoa pode ser considerada uma festa cristã cuja celebração está ligada à ressurreição de Jesus Cristo. Depois da estagnação biológica pelo sofrimento na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados pela materialização do perispírito. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Aqui não desejamos condenar a crença de ninguém, mas que seja aceita a nossa versão. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Normalmente as datas festivas da antiguidade tinham como nomenclatura de pagãs pelos judeus ortodoxos. A celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica ainda é uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da estagnação biológica para a vida, através da materialização, já cientificamente comprovada.

Na língua mãe, a portuguesa, e em diversas línguas e dialetos, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. O coelho um animalzinho de aspecto bonito e reprodutor por natureza lembra a fertilidade e o renascimento que alguns chamam de ressurreição. A palavra theobroma também conhecida como teobromina derivada do grego theós, 'deus', 'divindade', + grego - brôma ('manjar dos deuses') + -ina3. Sua fórmula química representa um alcalóide cristalino, incolor, venenoso, encontrado no cacau cuja fórmula é C7H8N4O2. Quem o batizou dessa maneira foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Páscoa é uma festa cristã, com finalidades de meditação, práticas de orações, um retrospecto virtual da vida, onde erramos, onde acertamos e que o Cristo sempre esteja ao nosso lado para que sejamos protegidos da gangorra do sofrimento, da fome e da miséria. É época de perdoar, praticar a caridade pela caridade, fraternidade e amor ao próximo. Foi segundo alguns estudiosos com os Maias e os Astecas que a história tomou as proporções atuais. Sendo sagrado pelos Maias e Astecas o chocolate era tal qual o ouro. Já no continente europeu pelos idos do século XVI

tornou-se rapidamente popular a mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, untadas com água, mel e farinha. Vale ressaltar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como bebida. As autoridades daquela época consideravam-no afrodisíaco e usado pelos governantes e militares. Diz a lenda popular que foi considerada pecado os que usavam para esse fim. Como remédio sagrado e como alimento profano. Veja só o velho chocolate chegou a fazer o papel de moeda na época. A febre dos bombons, dos ovos de páscoa iniciou no século XX. O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 D. C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a “lua eclesiástica”). Na realidade a igreja copiou piamente os hábitos egípcios, inclusive a missa que hoje é rezada no Brasil. Faça a Páscoa com amor, caridade e que seu próximo seja um irmão e aqueles mais necessitados tenham nosso amparo com ensinou o Mestre.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/03/2008
Código do texto: T907740
Classificação de conteúdo: seguro