O Brasileiro e a Leitura

Sabe por que somos um país subdesenvolvidos, caros leitores? Por que lemos pouco. A leitura é a fonte de todo o conhecimento humano e é à partír dela que poderemos evoluir em todos os aspectos. Um povo que não lê, é um povo impotente. É uma massa acéfala que obedece cegamente as ordens de poucos. Pois estes são detentores do conhecimento e, por conseguinte, do poder.

Olhando para o passado, percebe-se que esse conhecimento nunca foi dado ao brasileiro. Na época do Brasil colonial só quem tinha a regalia de saber ler e escrever eram os bem-nascidos, os burgueses, os latifundiários e os aristocratas. Com o passar dos anos, apesar dos (pseudos) esforços, esse problema não foi resolvido. E o pior, a falta de costume fêz com que a população criasse uma verdadeira aversão à leitura. Isso é tão intenso que mesmo os alfabetizados, procedentes de colégios públicos ou privados, na sua maioria, nunca tiveram a boa vontade de ler um livro de ficção.

Portanto, esse nosso querido país pode ser chamado de terra do samba, terra das mulatas, terra da beleza da Natureza mas, infelizmente, nunca pode ser chamado de terra da leitura.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 29/03/2008
Código do texto: T922256