O VALOR DAS REGRAS

Para mim uma novidade a tônica na 7ª. Esse é o começo de um comentário de Alessandro (Amargo) para um poema que escrevi,  "Árido Horizonte".
Desde então, após ter pesquisado e entendido o que ele quis dizer, tenho estado a pensar sobre as regras.

Afinal o que são elas e para que servem? Regras existem para serem seguidas, respeitadas, é o que todos dizem. Bem, aí está uma verdade incontestável. "Contra fatos não há argumentos", também se diz. E sguimos pela vida, aqueles que nos consideramos corretos, seguindo as regras...

Pensando um pouco melhor, porém, mudo de idéia.

Nesta curta reflexão não cabem detalhes, mas há regras que nunca devem, deveriam ser quebradas.

Outros casos há em que romper um paradigma, quebrar uma regra desencadeia uma mudança positiva, por vezes evolucionária no nível pessoal ou grupal, nos vários campos da atividade humana.

Concluo portanto que algumas regras existem para serem seguidas até que chegue o momento de quebrá-las.

São os casos em que se percebe que é possível fazer as coisas de forma diferente. São também aqueles em que surge o "insght" de que seguimos alguma norma cegamente, sem refletir sobre seu embasamento, sobre sua autoridade e ainda aqueles que ocorreram espontaneamente porque o espírito, livre, ousou alçar novos vôos.