É preciso ser forte

É preciso ser forte, muito forte, para não se deixar levar pelo desespero de tentar ocultar de si mesmo, das suas fraquesas em momentos que só sua decisão poderá te livrar da perca de um bem muito precioso, sua liberdade. Não da liberdade de se ver longe de uma grade fechada em volta de seu corpo carnal, não, mas a liberdade da alma, de uma consciência limpa apesar da pressão externa. É preciso ser muito forte.

Vou deixar você e vou tentar falar de mim. Pobre, mais um pobre nascido no meio dessa imensa massa parte da sociedade completa de um país em desenvolvimento, onde prevalece uns poucos abastados dominantes e nós, nós os precisados, os necessitados e dependentes. Mas é assim mesmo um todo de qualquer país emergente. É preciso ser forte. E acima de tudo ter sorte, muita sorte, para conseguir não só sobreviver, mas viver, viver imune às mazelas predominantes de nossa classe social, os pobres. No meio dessa pobreza, muitos não puderam contar com o que tive de maior importância, para a minha formação educacional paterna, a âncora, o suporte onde me segurava todas as vezes que as sombras me puxavam para baixo, a família, não uma família onde apoiavam o não certo, mas a família do correto, mesmo que isso viesse a doer na alma.

É preciso ser forte. Fortalecer o espírito de certezas, de estar condicionado a dar e receber, de dar apoio nos acertos e podar os erros, e receber, saber receber e armazenar tudo que venha contribuir para a sua não loucura. Muitas vezes quando titubeava me indicavam o caminho seguro, grudei-me e agradeci, tive sorte, sobrevivi às tempestades, outros não tiveram, sucumbiram. Mas ainda preciso ser forte, mesmo tendo sobrevivido, ainda me encontro no meio dessa mesma sociedade desigual, por isso não posso deixar que a ferrugem das mentes impuras venham me contaminar e ruir o alicerce de minha fortaleza, pois depende de mim outros nascituros dessa massa pobre e não posso deixá-los fraquejar. É preciso ser forte.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 18/04/2008
Código do texto: T951049
Classificação de conteúdo: seguro