Pensar e pensar

Muitas vezes quando não tenho mais nada para pensar ainda penso e, o que me dói mais é que penso alto, por não ter aprendido a esconder dos outros meu verdadeiro desejo de ver um mundo melhorado e isso causa risos e desdém por parte dos que não acreditam, que ainda temos condições de mudar nosso jeito de ver o outro sorrindo como gostaríamos de sorrir. Eu ainda penso poder voltar a caminhar pelas nossas ruas na madrugada sem preocupar com assalto, ou algo que possa tirar minha tranqüilidade de apreciar a brisa de uma cidade sem medo. É coisa impensada por muitos, mas que eu já fiz. Penso ainda em poder confiar no meu vizinho sem esconder por debaixo de meu sorriso a preocupação de estar dando a alguém algo tão precioso como respeito e admiração, sabendo que terei decepção. Penso poder dormir com a calmaria de um despreocupado, quando um de meus filhos sair pela noite a procura de diversão, sabendo que o mesmo voltará sem que eu precise ir buscá-lo sabe Deus onde. E vou pensando e com isso revivendo minha juventude, saudades, mas só saudades o que não me impede de querer para os jovens de agora a paz que já tive.

E quando este pensamento volta, me arrepio, onde estou? Na ilusão ou é a ilusão que está em mim? Dizem que muito pensar corrói os neurônios, discordo, pois é no pensar que teremos como encontrar um meio de frear as loucuras cometidas contra nós mesmos, ao achar normal a morte de um bandido sem ter ao menos tentado mudá-lo de direção. Ao tentarmos condenar qualquer pessoa antes de conhecer de perto o que a levou a praticar tão abominável crime.

Pensar nos valores perdidos, como reencontrá-los? Pensando e procurando fazer vir à tona, aquilo que os jovens de hoje chamam de ultrapassado, o respeito mútuo. Pensando em deixar de lado meu orgulho, meu preconceito, meu racismo e minha vida só minha, procurando compartilhar o que é bom e dividindo o que não me faz bem na tentativa de me fazer melhor.

Não pense que vou chorar por você, não, não vou, minhas lágrimas já secaram e no lugar onde havia um rio, hoje só existe a poluição concebida pelas dores de ver tanta maldade espalhada em um reles corpo que não teve a decência de tentar lutar contra essas idéias absurdas, de que tudo aquilo que me foi bom, já não me faz mais digno de viver junto aos modernos e sem pensamentos. É por isso que ainda penso, com já fui feliz e sabia, só não consegui me manter naquele mundo livre do mau pensamento.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 22/04/2008
Código do texto: T956649
Classificação de conteúdo: seguro