ONTEM EU TIVE VONTADE DE CAMINHAR...

Obs: Este texto foi escrito sábado dia 05-05-2012, no dia da maior lua cheia do ano.

Então caminhei... Caminhei... Caminhei...

Acho que acordei com aquele espírito que os andarilhos acordam, sentindo uma vontade enorme de colocar os pés no chão e caminhar.

Então coloquei minha mochila nas costas e comecei a caminhar.

Era uma tarde morna e nublada e eu ia caminhando sem destino, pensativo, tentando entender tantos pensamentos que me eram bombardeados por todos os lados, naquele momento.

Estava com um destino certo traçado em mente. Queria chegar em um lago, muito conhecido em Brasília e adorado por mim, pra ver se refletia um pouco sobre toda essa vida.

Esse lago era um pouco longe, até achei que não conseguiria chegar nele a pé, mas fui andando... andando...

Pelo caminho achei melhor não seguir a estrada normal por onde eu sempre passava de carro, então resolvi cortar caminhos por detrás os ministérios da capital federal e ali, vi inúmeros orgãos federeais, tais como o TCU, a PGR, o itamarati e outras várias repartições púlicas e acabei por refletir sobre tantas decisões importantes que devem ter sido tomadas naqueles orgãos. Fiquei pensando quantas coisas boas foram feitas em prol de uma sociedade ali e também quantas deixaram de serem feitas por causa de alguns políticos corruptos e indecentes, vendedores de decisões, corroboradores da dor de muita gente inocente e necessitada de justiça.

Também passei por meio de matas um pouco fechada, uma das poucas que ainda restam nessa capital, porque as invasões e a grilhagem de terra, irregulares, estão tomando conta de todos espaços que ainda restam por aqui e fiquei triste.

Mas, mesmo assim continuei caminhando... caminhando sem parar e por incrível que parecesse, não estava me cansando nada, cada vez mais tinha vontade de caminhar.

Era como se aquele dia eu tivesse acordado mesmo pra caminhar.

Vi algumas flores por entre essas matas e até me alegrei por momentos.

Depois de algumas horas caimnhando entre essa grande selva de pedras inigmáticas e cheias de mistérios escondidos, entre verdades e mentiras, acabei chegando em meu destino final, o lago!

Confesso que já até me sentia um pouco cansado, mas ainda cheio de ânimo.

Então, me sentei um pouco e vi que havia uma festa de confraternização de uma ação global que me surpreendeu bastante, pois nem havia ouvido falar nela. Vi um monte de policias do bope mergulhando no lado como forma de demonstração e algumas bandas se apresentando em um palanque improvisado. Crianças brincando num parque ali perto e lembrei de minhas filhas que, quando pequenas, eu as levavas em lugares assim e acabei sentindo saudade e me deliciando daquela euforia que me contagiou um pouco e me fez sorrir nostálgico.

Não demorou nada, então comprei uma cerveja e resolvi espantar um pouco de minha tristeza com ela. Mas, acabei me empolgando demais depois de tomar mais outra, e mais outra, etc... (rs), e assim, fiquei mais falador que o normal e comecei a conversar com outras pessaos que ali se encontravam.

Tinha lá uma menina quase mulher, linda e muito simpática que chamava o vendedor de churros, refrigerante, etc... de tio -nem sei se era o tio dela mesmo-, mas como já estava escurecendo, vi que ela olhava a lua cheia, e grande, que começava à se apresentar para todos nós, foi minha deixa! Então me lembrei de uma repotagem que havia vista na televisão mais cedo, dizendo que hoje seria o dia em que a lua estaria mais perto da terra em todo esse ano. A menina viu eu falando isso com outras pessoas e se vislumbrou com o que eu acabara de comentar e acabou me dizendo que essa lua só se aproximaria desse tanto, de novo, da terra daqui á dezoito anos e assim começamos a conversar e tirar foto da lua sem parar, juntos.

Realmente a lua estava vislumbrante! Linda, cheia de charme e brilhosa. Uma linda inspiração para os poetas. Parecia até que não estavamos na terra, e sim, em uma nave bem pertinho dela observando-a pela janela.

Isso tudo foi me empolgando cada vez mais! Tanto que não conseguia tirar mais os olhos dela (da lua rs). Quanto mais escurecia, mais ela brilhava, parecia um gigantesco diamante suspenso ao ar.

Logo me dei por conta que estava a pé e já ficava tarde. Entao pensei que, como já estava escurecendo, seria melhor pegar um ônibus e voltar pra casa, mas, minha empolgação pra caminhar (e a cerveja fazendo efeito rs) ainda estava muito forte e minha vontade de pensar ainda não havia saciado meu êgo, resolvi continuar minha caminhada de volta pra casa á pé mesmo.

Assim retornei a caminhar. Já a alguns metros do lago, olhei pra cima e vi que a lua, ilariamente, resolveu me seguir e estava mais linda ainda. Parecia que onde eu ia, ela ia junto vislumbrante e maravilhosa.

Por onde eu passava ia vendo os prédios, as matas, os carros e a lua iluminando tudo, e tudo parecia ficar mais real e brilhante.

Certa hora, passando de fronte ao palácio do planalto, vi os grandes marmores brancos brilharem ao iluminar da lua, mostrando a imponência daquele prédio imenso, onde tantas histórias de presidentes foram contadas ali. Umas boas, outras nem tanto.

Logo, ainda em frente à esse palácio, passou por mim uma ferrari -um carro de mais de um milhão e meio de reais -. Seria um carro taõ lindo se eu olhando para ele, não tivesse refletido:

- Será que é algum play-boi filhinho de papai, um deputado corrúpto ou um desses lobistas que roubam-nos discaradamente e passam com sua maquina esnobando-nos e rugindo como leões sugadores de almas por terem matado tanta gente inocente com seus desvios de verbas milionários dos cofres públicos, deixando faltar remédio e leito nas redes hospitalares já tão sucateadas de nosso país tão maravilhoso, que se não fossem por tantos corrúptos assim, já estaria bem melhor.

Mas. mesmo assim continuei caminhando...

Sei que por onde fui passando, fui vendo maravilhas nessa capital.

Cada vez mais refletia meus pensamentos.

Caminhei por lindos campos gramados.

Vi gente passando por todo lado. Era gente dentro dos ônibus. Era gente dentro dos carros, de todas as marcas. Crianças nas janelas sorridentes, pareciam estarem felizes.

Foi uma caminhada maravilhosa. Até pensei momentaneamente virar um andarilho e sair por essa mundo afora caminhando... Caminhando e caminhando... Pra ver de perto, toda a maravilha dessa nossa terra querida.

Foi um dia maravilhoso, que muita coisa, em minha mente, coloquei pra fora e aliviei meu pensar.

Acho que vou caminhar mais, e mais.. e mais.

By Adauto........... Adorooooooo Caminhar. É muito bom e inspirador.

almadepoeta
Enviado por almadepoeta em 08/05/2012
Reeditado em 10/05/2012
Código do texto: T3656264
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.