Psicologia & Psicopatia

A mente humana é uma das coisas mais complexas e insanas desse nosso vasto universo, pessoas são capazes de coisas horrendas e asquerosas, e ao mesmo tempo são capazes de coisas lindas e maravilhosas. a insanidade do ser humano é capaz de estripar uma criança, e queima-la viva ou até mesmo estupra-la e joga-la no lixo. Prender centenas de milhares de pessoas e mata-las com gás, prender uma bomba no corpo e se explodir levando milhares de vidas.

Mas todos esses casos citados foram cometidos por pessoas ruins, ou influenciados por impulsos gerados por suas ideologia politico/religiosa. Agora e sobre os psicopatas ? seriam todos eles ruins ?.

Às vezes você pode pensar que uma pessoa é absolutamente louca enquanto conversa com ela, mas é realmente difícil distinguir pessoas simplesmente estranhas de psicopatas genuínos, ou simplesmente definir o grau de psicopatia ou sociopatia do individuo, Segundo alguns pesquisadores e dados científicos, psicopatas tendem a mostrar falta de emoção ou alguns sinais isolados de emoção. Por exemplo dependendo do grau de psicopatia do individuo é possível que ele seja ‘’frio’’ mas com o tempo e a convivência com pessoas boas, é capaz de desenvolver algum tipo de afeto.

A grande diferença de um Psicopata/Sociopata genuíno para um assassino ruim comum. É que o Psicopata/Sociopata tem a total noção do que é certo ou errado. Alguém com um alto nível de Psicopatia e que teve uma infância perturbada muito provavelmente vai acabar matando ou ferindo alguém, contudo alguém com alguns traços de Psicopatia mas que teve uma infância tranquila, amor dos pais, e convivência com pessoas de bom caráter. É muito provável que ela acabe desenvolvendo afeto e tenha uma consciência maior do que é certo ou errado.

‘’Então nem todos os Psicopatas/Sociopatas são ruins e manipuladores ?’’

Segundo alguns estudos dentro da Psicologia isso varia muito de pessoa para pessoa, por exemplo vamos supor que exista uma pessoa que iremos chamá-la de ‘’X’’, ele teve uma infância comum como a de qualquer criança. Porem ele não possui sentimentos e seu nível de psicopatia é muito alto. Então a probabilidade dele querer explorar os sentimentos que ele mesmo não possui são muito altas por exemplo torturando animais pequenos, ou mentindo/enganando alguém.

‘’Mas é certeza que ele irá fazer isso ?’’.

Não. Se os pais descobrirem desde cedo a Psicopatia além dos remédios já conhecidos eles podem tentar educar o filho com o certo e o errado. De uma forma muito mais severa do que o fariam com uma criança ‘’normal’’. Uma das coisas mais importantes é NÃO FAZER UMA PESSOA COM SOCIOPATIA/PSICOPATIA se sentir um monstro. Dizendo que ele é capaz disso e daquilo. O recomendado mesmo é a total paciência e compreensão.

‘’E as pessoas que apenas possuem traços de Psicopatia ?’’.

Bom existem diversos níveis, traços e tipos de Psicopatia. Mas vamos abordar aqui alguém que possua alguns traços de Psicopatia ‘’Explosiva’’, essa pessoa não ira possuir sentimentos iguais a uma pessoa comum, porem ainda assim será capaz de sentir algo. Diferente de um ‘’Psicopata Genuíno’’ que possui literalmente todos os traços de um, aquele que possui só alguns traços específicos são capazes de conviver em sociedade e muitas vezes até mais do que uma pessoa ‘’normal’’.

‘’Por que ?’’.

Pelo simples fato de que pessoas com alguns traços de Sociopatia/Psicopatia tem a total noção do certo e errado. E conhecem o quão perigoso podem ser o seu lado Psicopata ou seja elas são capazes de excluir temporariamente o seu lado Psicopata no seu dia a dia. Principalmente se a pessoa em questão vier de uma família amorosa e que compreenda o seu ‘’distúrbio’’.

Uma pessoa com traços de Psicopatia pode muito bem desenvolver afeto por outra pessoa da qual ele conviva bastante tempo. Vale lembrar que existe uma Linha tênue entre Amor e Afeto.(no mundo da psicopatia) Por exemplo

Vamos imaginar que a pessoa ‘’Y’’ tenha nascido com alguns traços de Psicopatia, porem ela nasceu em um lar amoroso e cercado de pessoas que o amam, e os seus pais descobriram bem cedo que aquela criança prodígio era diferente. Então após descobrirem os traços de Psicopatia com a ajuda de algum Psiquiatra ou Psicólogo eles cuidaram muito bem de seu filho.

Esta criança ira crescer com um afeto pelos seus pais, tal afeto seria como alguém que ela aprendeu a conviver, tal afeto é o mais próximo que um Psicopata/Sociopata tem do amor. Muitos Psicopatas consideram esse afeto como amor pois para eles é o mais próximo de um sentimento real que eles poderiam sentir.

‘‘Então Afinal Psicopatas/Psicopatas ou Pessoas com traços de Psicopatia podem amar ?’’

Psicopatas Genuínos não infelizmente nem mesmo um afeto para eles é possível, contudo ele tem a total noção do certo e do errado.

Já aqueles com apenas alguns Traços de Psicopatia podem sentir um afeto. Irei explicar melhor. com o exemplo a seguir

Vamos supor que duas crianças cresçam juntas (uma ‘’normal’’ e a outra com ‘’traços de psicopatia). Elas passam suas vidas inteira juntos ai em um belo momento um dos dois morre. A reação natural da pessoa normal seria chorar, entrar em desespero, ficar sentindo a perda por anos.

Já a reação da pessoa com traços de Sociopatia/Psicopatia seria um pouco diferente. Para ele, ele perdeu uma pessoa da qual ele aprendeu a conviver. Alguém que ele esta acostumado a ver todos os dias. Isso é o afeto. Então para aquele com traços de Sociopatia/Psicopatia seria como superar a perda de alguém do qual se acostumou a conviver, o que para alguém com esse traços viver com alguém sem ter que mentir e sendo realmente sincero é algo extremamente raro. Então quando alguém com esses traços perde alguém é como se ela perdesse parte de si mesmo.

E essa faze de perda para alguém com traços de

Sociopatia/Psicopatia é extremamente complexo pois ele ira se sentir um monstro por não chorar como as outras pessoas. Então a reação natural para ele seria a fúria total ou a depressão. E sim a Sociopatas/Psicopatas ou pessoas com traços de Psicopatia sofrem de depressão.

A depressão de um Psicopata/Sociopata ou de alguém que apenas possui traços da doença pode ser até ainda mais grave do que a depressão em uma pessoa comum. Pois diferente de uma pessoa comum que sente uma profunda tristeza. Os Psicopatas acabam passando por uma terrível vontade de cometer suicídio logo de inicio, junto também com a sensação de que são monstros e que este mundo não ‘’é feito para eles’’. Alguém com traços de Psicopatia ou um Genuíno Psicopata/Sociopata pode perder o total e completo interesse pela vida quando em depressão

E para finalizar o nosso texto eu quero responder duas das mais velhas perguntas sobre o assunto

Primeiro

‘’É Possível uma pessoa normal desenvolver psicopatia ?’’

Sim é possível principalmente para adolescente ou crianças que sofreram traumas familiares ou bullying. E infelizmente a Psicopatia desenvolvida através de um trauma é infinitamente mais perigosa e letal do que a Psicopatia daqueles que já nascem assim.

Segundo

‘’Existe alguma forma de identificar um Psicopata/Sociopata ou alguém com traços de Psicopatia ? se sim o que posso fazer para ajuda-lo ?’’.

Essa é uma pergunta um tanto quanto complexa, principalmente porque geralmente as pessoas tem uma ideia muito errada do que é um psicopata, e acabam dando esse titulo a qualquer lunático que aparece na televisão.

Mas aqui vai algumas dicas.

Pessoas de grande nível intelectual e com facilidade em li dar com assuntos que geralmente pessoas comuns passariam por dificuldade, por exemplo psicopatas não têm medo, são encantadores, capazes de centrar-se ou focalizar-se de forma extraordinária no que lhes interessa, são frios e dispõem de uma capacidade de tomar decisões em situações de alta pressão onde os ‘’normais’’ se derrubam, Quanto mais complicada a situação, mais frios se mantêm os psicopatas, E eu não me refiro a um nível intelectual alto como a maioria conhece. Eu me refiro a um ‘’VERDADEIRO’’ nível intelectual elevado. O fato de não possuírem sentimentos ou pelo menos (parte deles como no caso dos que apenas possuem traços). Lhes da a habilidade de enfrentar problemas no dia a dia de forma mais Lógica e racional do que até mesmo um cientista. E por não ‘’perderem seu tempo’’ com problemas sociais que pessoas comuns geralmente perdem. Eles possuem mais tempo para livros e para uma visão critica da vida o universo e tudo mais.

‘’isso é um padrão ? todo Psicopata/Sociopata ou pessoas com traços da doença são super inteligentes ?’’

Não isso não é um padrão. Apesar de possuírem um grande nível intelectual tudo vai depender da forma como são criados quando crianças. Uma criança criada por exemplo doutrinada na religião cristã e que é Psicopata/Sociopata muito provavelmente permanecera presa a religião. Aliás a religião muitas vezes acaba reagindo como um ‘’Bloqueio Mental’’ para a doença ou até mesmo agravando o lado violento da mesma. Isso depende muito de pessoa para pessoa.

Mas é muito comum que Psicopatas/Sociopatas ou aqueles que possuem apenas traços da doença tendam ao Ateismo/Ceticismo ou algum tipo de filosofia de vida racional que não se prenda a emoções.

(Obviamente isso não quer dizer que todo ateu ou cético seja Psicopata/Sociopata)

O alto nível Intelectual não é a única forma de identificar um Psicopata/Sociopata, a forma como ele li da com problemas que geralmente pessoas comuns teriam dificuldades também é uma grande dica. Por exemplo em uma situação na qual uma pessoa comum sentiria medo ou receio, um psicopata passaria por tal situação de forma natural sem problema algum.

Em níveis mais elevados de Psicopatia/Sociopatia também é possível perceber o maltrato a animais pequenos, insetos ou crianças.

De qualquer forma o recomendado ao se perceber ou até mesmo suspeitar que seu filho/parente ou amigo possui traços Psicóticos ou é um Psicopata, seria leva-lo ao Psiquiatra ou Psicólogo e principalmente a um neurologista.

E se você possui um Amigo ou Filho Psicopata/Sociopata ou que possui traços de Psicopatia, não tenha medo. Trate-o como uma pessoa comum procure ajuda-lo e compreende-lo. A melhor forma de ajudar uma pessoa com qualquer tipo de Transtorno mental é orientando-a e a compreendendo. Mas jamais em hipótese alguma a julgando.

Pois a Psicopatia é muito mais complexa do que mostram os filmes.

Gerson De Rodrigues
Enviado por Gerson De Rodrigues em 07/09/2016
Reeditado em 23/12/2016
Código do texto: T5752828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.