Se a escola sair da sala de aula,
se a experiência for além dos laboratórios,
se os professores extrapolarem os métodos,
as crianças aprenderão a amar e a cuidar do seu mundo.
Ao invés de feijão no algodão,
dos frascos pequenos com amostras do solo
ou do corante na água pra colorir rosa branca,
teremos olhos que apreciam e mãos que cuidam.
Nossos filhos precisam saber
que o açougue não fabrica a carne,
que ovo e leite não são meros manufaturados,
que os legumes e hortaliças não são castigos de mãe.
Humanizar o ser é experimentar a vida,
pisar a terra, brincar na chuva, sujar as mãos,
subir mangueiras, plantar canteiros e regar jardins,
saber que goiaba dá bicho e que bananeira tem umbigo.
Tornar-se humano é perceber
que o ambiente é parte da gente,
que cuidar do meio é cuidar da vida,
que dos nossos atos, também somos vítimas.
se a experiência for além dos laboratórios,
se os professores extrapolarem os métodos,
as crianças aprenderão a amar e a cuidar do seu mundo.
Ao invés de feijão no algodão,
dos frascos pequenos com amostras do solo
ou do corante na água pra colorir rosa branca,
teremos olhos que apreciam e mãos que cuidam.
Nossos filhos precisam saber
que o açougue não fabrica a carne,
que ovo e leite não são meros manufaturados,
que os legumes e hortaliças não são castigos de mãe.
Humanizar o ser é experimentar a vida,
pisar a terra, brincar na chuva, sujar as mãos,
subir mangueiras, plantar canteiros e regar jardins,
saber que goiaba dá bicho e que bananeira tem umbigo.
Tornar-se humano é perceber
que o ambiente é parte da gente,
que cuidar do meio é cuidar da vida,
que dos nossos atos, também somos vítimas.