A beleza está na alma

A maioria das pessoas passa pela vida se preocupando com o seu exterior, ou melhor, a beleza do corpo físico. Algumas fazem plásticas e outras consomem grande quantidade de produtos cosméticos para deixar o seu corpo perfumado e hidratado. Algumas tomam remédios para emagrecimento e outras ainda optam por malhar em academias ou fazer “cooper” ou, como preferem, “caminhadas” para manter o corpo em boas condições físicas. Outras pessoas aderem ao “status” ou para manter sua imagem em destaque nas redes sociais, na mídia e na própria comunidade, ou ocupando cargos e funções públicas de relevância na comunidade e assim por diante.....

Não que eu seja contrário a alguma dessas opções, afinal todas, de alguma maneira, nos mantém vivos e são fundamentais no processo de evolução do ser humano, principalmente no seu livre arbítrio. A vaidade nos eleva o ego e a autoestima e a pessoa se sente importante. Quando olhamos no espelho, procuramos fazer sempre algum retoque para nos sentir bonitos e o reflexo do espelho nos motiva e até nos faz sorrir. Como é bom se amar e se sentir bem!

O que essas mesmas pessoas se esquecem, é que tudo na vida tem um complemento. Nada é soberano ou definitivo. Cuidar e zelar da beleza é muito gratificante e nos faz um bem danado. Mas a vida é feita de fases e não se resume na beleza física do corpo. A alma não vive de aparências e, com o tempo, toda beleza física vai se desfazendo. Às vezes chegamos no final da nossa jornada, sem consciência, sem beleza física, sem alguma parte, sem poder se mexer ou cuidar do próprio corpo.

É muito triste quando olhamos para trás e nada podemos fazer para mudar e começam as cobranças, os questionamentos, as dúvidas, os remorsos e o que será depois da morte? É no final da vida que percebemos que a beleza física, a posição social, a fortuna acumulada, os bens materiais, não são os mais importantes.

Tem pessoas que não possuem beleza física, nem recursos financeiros, nem posição social, vivem esquecidas e isoladas do mundo, abandonadas, carentes, reféns de um sistema escravocrata que não lhe permitem sonhar, ter, conquistar e a buscar um futuro melhor. Mas por dentro desse corpo, existe uma alma límpida, guerreira, sonhadora, pura, e uma beleza que se compara a uma flor, um sorriso que se compara ao gigante e brilhante sol e um olhar sorridente feito a lua que ilumina a estrada.

É na simplicidade dessas almas que o mundo passa a ter sentido e graça e a vida não é insignificante, mas uma dádiva do Criador. A beleza do corpo vai se apagando na mesma velocidade da memória e as rugas formadas na face cansada e sofrida são as testemunhas e a prova do tanto que se viveu. Bem ou mal, mas se viveu.

Na visão do poeta, a beleza do corpo não retrata a beleza da alma. O poeta não consegue enxergar beleza em aparências, na arrogância, na prepotência, mas apenas no singelo olhar da amada, nas coisas mais simples e sublimes. O poeta sente o coração pulsar a distância e vibra com o desabrochar de uma flor, com o encanto do mar, com o sorriso de uma criança, com o despertar da aurora, com a magia da poesia que nos envolve e nos faz sonhar todos os dias.

Ah bendito poeta que nos fascina com seu dom maestrino de poetar em harmonia com a divindade e as leis que regem o universo. Bendito que nos alimenta com os mais belos versos de amor e nos transporta para outros mundos tão belo quanto de infinitas maravilhas em apenas um segundo. Bendito poeta que faz da morte a passagem em túnel que nos conduzirá para a nossa origem.

Quando da chegada e da despedida desse planeta, a beleza da alma será o brilho da sua auréola dourada e brilhante feito estrela que clareia mais que qualquer astro. Não perca seu tempo com coisas banais e que não levará para a sua sepultura. Mas aproveite cada segundo de vida para fazer o bem, sem olhar a quem e sem nada esperar em troca, simplesmente faça e deixe que a vida, em algum tempo, lhe dará de volta tudo que você doou de sua vida aquele que mais necessita.

Seja paciente, solidário, amável com as pessoas, ouça o que dizem, faça o melhor que puder, pois mesmo assim, deixará a desejar, pois a vida é intensa e dinâmica e exige humildade e sabedoria. A poesia está no sentimento de amor que você vai distribuir e quando nem esperar, esse amor dará flores e formará um arco-íris que lhe abraçará e fazer habitar um mundo melhor. Sonhe, acredite, faça a diferença!