CARIOCA NÃO ENVELHECE!

Nunca me senti tão jovem como agora!

Quando menina tinha pressa de chegar aos 15 e bailar com o príncipe encantado, depois tive pressa de chegar aos 18 para namorar no portão, depois tive pressa de chegar aos 21 e ter meu primeiro trabalho, depois aos 23, aos 25, casar, ter filhos, adquirir um diploma... Enfim, sempre tive pressa!

E hoje aos 60, passeio nas horas, nos dias, nos anos... sem pressa de ir, de chegar!...

Hoje quero ESTAR!

Quero estar no bondinho, olhar minha cidade tão linda do alto e nesse Pão de Açúcar me lambuzar, lamber os dedos e sorrir sem medo dos olhares...

Quero estar no Cristo Redentor e permitir que, enfim Ele me abrace depois de tantos e tantos anos de espera, lá - sempre de braços abertos!

Quero molhar meus pés na praia e jogar água no mar!

Quero estar na minha cidade como turista e conhecer, ver e me encantar!

Quero ver o por do sol no arpoador e ficar até que a lua majestosa veja seu sorriso refletido no mar.

O Rio de Janeiro continua lindo e assim me sinto agora, aos 60, linda e plena, sem pressa, sem medo e sem preconceito!

Nessa ciranda do tempo aprendi que a pressa tem seu preço e perdemos o melhor da viagem: a paisagem, o mar, o verde, os sorrisos, as crianças crescendo enquanto amadurecemos... Mas nessa cidade, a maravilhosa, não envelhecemos, apenas desabrochamos para a melhor de todas as idades.

* Com essa poesia ganhei o 2º lugar no II Concurso Cultural "Palavra Viva", realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o Museu da Justiça. CCMJ (Concurso Cultural do Ministério da Justiça). "Envelhecimento Saudável com Qualidade de Vida." Além da placa, medalha e certificado de 2º lugar, cujo evento aconteceu no último 15/06/22, no Museu da Justiça/RJ, haverá um bônus no Museu do Amanhã, com 2 convidados, no próximo dia 09/07.

A poesia foi recitada brilhantemente!

HERMÍNIA ROHEN
Enviado por HERMÍNIA ROHEN em 25/06/2022
Código do texto: T7545789
Classificação de conteúdo: seguro