A APOTEOSE DE HÉRCULES 19/20

A APOTEOSE DE HÉRCULES XIX – 22 junho 2022

Hipta a Dionysos numa cesta levaria,

em sua cabeça mantida equilibrada,

sendo por Lídios e Frígios adorada,

a qual foi por igual identificada

como a deusa Hepi ou Hepti, que se descobriria

em Boghaz-Köy, por Hititas celebrada,

por seus aliados de Mitani idolatrada

e ao ser com Hércules em matrimônio consagrada

indicaria que tantos feitos a Hércules atribuídos

com heróis de outros povos deverão ser repartidos.

Esta Hebe ou Hepi geralmente era mostrada

em Hattusas dos Hititas como um leão a cavalgar,

a caminho de celebrar seu casamento

com o Deus das Tempestades dos Hititas,

mas em mosaicos também é representada

como Hepatu, que costuma interpretar

o Dr. Hrozny, por cujo conhecimento

foi interpretada também a língua dos Hurritas,

como sendo a juventude a ela consagrada,

a Hebe sendo Hepatu sem dúvida associada.

Mas Hrozny, que decifrou a língua hitita,

com a deusa Hawwa também a identifica,

que como “Mãe de Todos os Vivos” se traduz,

a qual no Gênesis é citada como Eva

e cada príncipe ou rei Canaanita

para si o título “Abdihepa” reivindica,

ou seja, “Filho de Hepa”, que conduz

à santidade sonora que a Hebe leva

e embora deuses não adorassem os Hebreus,

Adão ou “Abdi” foi um dos heróis seus.

Grande número de filhos é atribuído

a Hércules, cada região reivindicando

para seus reis a sua paternidade.

Euristeu todos de seu reino expulsaria,

Tirinto tendo a Alcmena recebido,

também seus filhos e parentes abrigando.

Ante tal exigência de plena iniquidade,

Ceyx bem pouca força reuniria

e os Heráclidas partiram juntamente,

asilo em vão a suplicar-lhe humildemente.

A APOTEOSE DE HÉRCULES XX – 23 junho 2022

Com eles partiu Iolaos e toda a casa

de Licymnios, mais os aliados Arcadianos.

Somente Atenas se dispôs a desafiar

as ordens de Euristeu. Seu rei, Teseu,

demonstrando a justiça que o embasa,

recebeu em seu reino os Herculanos,

que no Altar da Misericórdia foram suplicar

e mesmo uma deme na cidade floresceu,

uma de suas tribos de maior valor,

a combater sempre pela cidade com ardor.

Foi esta a causa da primeira guerra

entre Atenas e o Peloponeso;

vendo os Heráclidas em sua hospitalidade,

um grande exército convocou Euristeu,

para assolar toda a ateniense terra,

pois Euristeu temia ser deposto e preso;

Iolaos e Hylos a resistir com hombridade,

mas uma profecia por entre eles percorreu:

que um da estirpe de Hércules deveria morrer,

para impedir que Atenas Euristeu fosse vencer.

Deste modo, para salvar os seus irmãos,

a única filha de Hércules conhecida,

por nome Macária, então se suicidou;

logo a seguir os Atenienses triunfaram

e na batalha, mesmo lutando quais leões,

aos filhos de Euristeu levaram de vencida;

Teseu pessoalmente no combate derrotou

a Alexandre e Ifimedon, que ali tombaram,

morrendo igualmente Eurybos e Mentor

e Perimedes, mesmo lutando com valor.

Euristeu abandonou o combate, temeroso,

mas por Hylos foi depressa perseguido,

que com sua quadriga o ultrapassou

e de um só golpe lhe cortou a cabeça,

levando a Alcmena o prêmio tenebroso,

que os olhos lhe furou, com ódio incontido.

Outros Heráclidas, que Hylos acompanhou,

com cujos filhos a estirpe sempre cresça,

se estabeleceram junto do portão

de Tebas, sem de ingressar ter permissão.