AMADURECENDO

AMADURECENDO

Nesses anos todos de vida, nesse espaço que chamo de “experiência” eu aprendi algumas coisas, não muito, não o suficiente, mais aprendi.

Nós nascemos, crescemos, amadurecemos (ou não) e morremos.

Analisando assim por esse ângulo de minha própria tese, minha sábia interpretação teria 4 fases na vida: N, C, A e M. É tão sem sentido que nem ao menos tem aparência de importante NCAM.

N –CAM – Melhorou a sigla mais o significado...

N-Nascer eu tenho certeza de que nasci – Estou aqui não estou?

C-Crescer não como eu desejaria mais já alcanço alguma coisa mais alta que eu,

A-Amadurecer... Estou nessa fase. E você? Como anda você? Deu-me uma vontade de saber como está você, se cresceu, se casou se viveu...

Nós naturalmente associamos amadurecer a casar, ter filhos, trabalhar, ter responsabilidades, etc., etc., etc. Mais o que seria verdadeiramente amadurecer?

Está pronto? No ponto? Preparado?

Pronto pra quê?

No ponto de quê?

Preparado para o quê?

Costuma-se dizer que a fruta está no ponto quando está madura, quando está na hora de comer (a fruta). Quando preparamos o doce que a calda engrossa gritamos: No ponto.

Quando desejamos que algo aconteça, que inicie ou mesmo que se acabe, perguntamos angustiados ou ansiosos e surpresos: Pronto?

E quando nos preparamos para mais uma batalha, uma nova ou velha jornada de alegrias ou de sofrimento somos indagados: Está preparado?

Se buscasse todas as possíveis maneiras de descrever pronto, preparado ou palavras sinônimas, mesmo assim não alcançaria a importância do significado de AMADURECER.

Amadurecer: Aprender, tentar, cair, levantar, chorar e começar outra vez.

Amadurecer: Vontade constante e realização inconstante do ser. Balança que pesa e não sabe que unidade usa para medir. Atualização de parâmetros. Novo Software da unidade do disco rígido “Vida”, que chega para ser instalado sem nenhum manual e muitas das vezes em língua estrangeira, muito difícil de se compreender.

Amadurecer: Implantação de novas medidas, novos projetos nesse laboratório de testes chamado de vida, que me usam como cobaia para melhor conhecer.

Sou vítima? Inocente ou culpada?

Não me resta entender o resultado, somente tentar viver o presente no tempo em que me foi dado.

Estou amadurecendo. Estou viva, estou vivendo. Cobaia ou não, estou aprendendo, decifrando, ensinando, preparando.

MGSFerreira 17/11/2008-22:57 min

Martiniana Gomes Silva Ferreira
Enviado por Martiniana Gomes Silva Ferreira em 18/11/2008
Reeditado em 29/04/2021
Código do texto: T1289397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.