O crime organizado e a polícia brasileira

Atualmente se vê claramente, por todo o país, a mistura da polícia com os bandidos, ou melhor, não se sabe mais quem é quem no cenário em que nos encontramos.

Polícia subornada, ignorante, injusta. Polícia armada, que prende, que mata o inocente. Polícia que liberta o marginal. Polícia que manda, que se acha autoritária com aqueles do bem, mas que obedecem e que é mandada pelos criminosos. Polícia que não sabe o que fez ou o que deixou de fazer.

Polícia que pega, prende e mata o suspeito, embora a palavra suspeito seja um termo indefinido, tanto pode ser um bandido como também pode ser um inocente. Suspeitos são pegos de monte, mas os verdadeiros comandantes do crime, que muitos são conhecidos e outros tantos estão livres, nunca são encontrados.

Bandido que é do mal, bandido que só faz mal. Bandido que manda e que comanda. Bandido rico, cheio da grana. Bandido preso, na cadeia, mas que se sente livre. Bandido que faz e que acontece.

Bandido que é da polícia, que facilita tudo. Policial que é do crime, que libera mais ainda.

E a sociedade, que não sabe o que fazer ou onde se esconder, que não sabe em quem confiar e o que vai ser do amanhã. Sociedade esta, que vive com medo, angustiada, aflita.

E o mundo? Onde vai chegar deste jeito?! Quem pode responder? Quem sabe responder?

Fernanda Ozaki
Enviado por Fernanda Ozaki em 08/06/2006
Código do texto: T171823