LUXEMBOURG & TROCADÉRO

LUXEMBOURG I (01 abr 11)

Os álamos se erguem nesse outono,

bem no centro da cidade de Paris,

no Jardim de Luxemburgo, o qual herdou

Carlos Sétimo, que foi o inicial dono

de um "pavilhão de caça", que assim quis

denominar o palácio que instalou...

Em 1611, um de seus descendentes

foi forçado a vender essa mansão

para Maria de Médici, então regente;

viúva de Henrique Quarto; seus agentes

teriam submetido, por forte coação

o proprietário, que estaria doente.

Da mãe de Luis Treze ainda se diz

que provocara a morte do marido

durante o esporte da nobreza, a justa.

Henrique Quarto tivera amor feliz

com Diana de Poitiers e até hoje é crido

que tal amor a vida então lhe custa.

Era costume usar pontas de gesso

nas lanças dessas liças, segurança;

movida por ciúmes (era italiana),

em um desses combates de alto apreço,

substituiu-a por verdadeira lança,

causando a morte do rei essa tirana.

(...)

Carlos Sétimo herdara esse terreno,

em 1459, por ser um descendente

de Bonne, anteriormente uma condessa

de Luxemburgo, morta por veneno,

segundo dizem, como era frequente

nesses tempos: melhor que até se esqueça.

LUXEMBOURG II

Mária de Médici, senhora do país,

pois o filho era menor, tinha saudade

de seu Palazzo Pitti, de Florença.

E foi por isso que a rainha quis

uma cópia construir, na sua vaidade,

durante os anos após a Renascença.

O "Hôtel" ou Mansão de Luxemburgo

tinha mais de oito hectares ao redor.

O Pequeno Luxemburgo, como o chamam,

localizava-se no centro desse burgo,

o "Coração de França", em cujo ardor,

mais tarde as liberdades se proclamam.

O arquiteto Salomon de Brasse

pela rainha foi então nomeado,

em 1612 e projetou a fonte

e um novo palácio... E a esse dá-se,

depois de tanto tempo já passado,

o nome de Grande. Também a nova ponte

fez sobre o Sena. Por ordem da rainha,

fez plantar dois mil álamos no parque

que Tommaso Francini desenhou;

e ergueu o Ninfeu com a bela grutazinha,

a fonte e a piscina e Joana D'Arc

virou estátua, que mais tarde se instalou.

LUXEMBOURG III

Em 1630, comprou mais vinte e dois

hectares para aumentar a propriedade.

Jacques Boyceau de la Barauderie

a rainha encarregou, logo depois:

novos jardins, com esplêndida vaidade,

ele traçou, projetou e ergueu ali...

Barauderie as Tulhérias planejara,

esse maior dos parques de Paris.

A ele se atribui o "jardim francês",

de traçado geométrico, pois deixara

o seu estilo onde a regente quis

encarregá-lo das construções que fez.

O futuro Luis Dezoito, então herdeiro,

vendeu metade dessa propriedade,

em 1780. Mas, após a Revolução,

o Diretório logo ampliou o terreiro

para 40 hectares, confiscando, na verdade

aos montes cartuchos, após sua expulsão,

as hortas e vinhedos que ficavam

ao lado desse parque, justamente.

Jean Chalgrin foi nomeado o arquiteto

para o parque popular que desejavam.

(O Arco do Triunfo, eventualmente,

foi construído mediante o seu projeto.)

LUXEMBOURG IV

Jean Chalgrin os vinhedos conservou

e a estufa e hortas dos monges despojados

e ampliou os jardins com liberdade.

Mas as sendas e canteiros que adotou,

para serem de longe observados,

manteve ainda em geometricidade.

A partir de 1848, durante o Segundo

Império francês, em grande profusão,

belas estátuas ali foram instaladas,

de figuras femininas, num profundo

respeito por rainhas e em devoção

a outras mulheres na França veneradas.

Hoje as estátuas são mais de uma centena.

Uma delas representa a Liberdade:

foi o modelo inicial de Bartholdi

para essa enorme, que se ergue tão serena

em Ellis Island, francesa na verdade,

que Nova Iorque decidiu erguer aqui.

Em 1891, foi o modelo colocado

bem visível, só que em escala bem menor...

Mas em 1865, enquanto renovaram

a cidade, esse parque foi cortado

pela rua do Abade da Espada, som melhor

do que Comte, pois o nome lhe trocaram...

LUXEMBOURG V

A fim de combater a mendicância

e os assaltos que ali sempre ocorriam,

Gabriel Davioud ergueu os seus portões

por entre grades, de que a importância

para a história da arte ainda reconheciam

os que as conservam há tantas gerações.

Foi Davioud também que transformou

o traçado do jardim em "parque inglês":

caminhos curvos, canteiros variegados.

Também por ordem sua se plantou

um grande pomar, que desde então se fez

o cenário de romances consagrados.

Victor Hugo, por exemplo, o empregou

em muitas cenas para "Os Miseráveis":

Marius e Cosette aqui se amaram.

Henry James igualmente o adotou,

em "Os Embaixadores", memoráveis

as descrições do que Lambert vivenciou.

Hoje o Jardim é talvez mais popular:

tem um parque infantil, tem marionetes,

um carrossel, no coreto orquestras tocam;

Jean Carpeaux criou estatuária singular.

Vendem-se até pipocas e sorvetes

entre sombras que ainda aqui se invocam.

LUXEMBOURG VI

Mas os álamos e carvalhos ainda crescem,

de permeio a essas tardes outonais,

do Sol molhadas por luz tão peculiar,

e pouco a pouco, ali as folhas descem,

no velho ciclo que as finge de imortais,

na mesma morte que as leva a ressecar.

Ainda estalam, em manso crepitar,

sob os pés dos numerosos visitantes,

como faziam desde a Renascença...

E como é fácil assim imaginar

que os transeuntes sejam revenantes,

durante as noites, como quer a crença.

Que tais caminhos curvos e furtivos,

ensombrados de luz, claros de escuro,

se prestam mesmo a tantas fantasias...

E quantas hamadríades esquivas

moram ainda, sob o tronco duro

dessas árvores seculares ou esguias!...

Foram os álamos moradas favoritas

dessas ninfas que atraiu o romantismo

de centenas de poetas e escritores.

E nessas horas menos puras e benditas,

em que na mente se insinua o realismo,

zomba de nós o vento em estertores!...

TROCADÉRO I (03 abr 11)

(pronunciado Trocaderrô. Muitas rimas abaixo foram feitas conforme a pronúncia francesa.)

Do Trocadéro se avista a Torre Eiffel,

erguida altiva em mil ossos de aço,

símbolo fálico, ilusão de abraço,

para tantos visitantes o quartel.

Por entre os choupos espalham-se recantos,

parcialmente protegidos por seus mantos.

Não tem do Luxembourg a longa história.

Por muitos anos, foi somente aldeia,

em cujas estalagens serviam boa ceia

aos parisienses, em descanso da ilusória

vida apressada da grande capital,

a que deviam retornar, no seu final.

Foi cemitério depois e o velho muro

ainda se ergue, com um de seus portões.

Retiraram depois, em caminhões,

muitos ossos, protegidos pelo escuro

noturno, antes das grandes construções

cujo destino era sediar exposições.

A aldeia de Chaillot numa colina

se erguia, do Sena na outra margem.

Na travessia se precisava de coragem,

sempre que o rio a transbordar se inclina,

até erigirem a Ponte de Iéna,

que ainda hoje sobre o rio está.

TROCADÉRO II

Trocadero era uma ilha, lá na Espanha,

na Baía de Cádiz encontrada.

Por uma ponte à cidade hoje é ligada.

Era um lugar de feiras e barganha,

em que depois construíram fortaleza

que a cidade defendia com nobreza.

Na Espanha estourou a rebelião

contra Fernando Sétimo e a França,

que com Espanha mantinha uma aliança,

mandou suas tropas, em total contradição:

que o berço em que a república nascera

esse rei absolutista defendera.

Em 1823, o Duque de Angoulême,

filho de Carlos Décimo de França,

atravessou a Espanha e logo alcança

esse reduto rebelde, pois não teme

assediá-lo e, em rápida conquista,

faz com que Espanha da rebelião desista.

Essa investida para a Restauração

do monarca em seu trono foi descrita

por Chateaubriand, em sua feliz dita,

como vitória superior a Napoleão,

porque, em seis meses, vitória conquistara,

enquanto o Corso, após sete anos, fracassara.

TROCADÉRO III

A aldeia de Chaillot foi demolida

em 1867 e deu lugar à instalação

de uma Feira Mundial, cuja reputação

em 1878 quiseram repetida.

O Palácio do Trocadéro foi projetado

para essa ocasião e, em breve, levantado.

Foram projetos de Davioud realizados

em um estilo chamado de "mourisco",

mas muito mais bizantino no seu risco.

Também no Salão de Concertos instalados

foram os tubos do órgão Cavaillé-Coll,

que produzia um vasto som de escol.

Mais tarde para Lyon foi transferido

e, no Auditório Maurice Ravel,

ainda é mantido com atenção fiel.

Nele se escuta o seu vasto sonido

em concertos realizados com frequência,

sempre assistidos por numerosa audiência.

Por largo tempo Chaillot foi uma pedreira,

de onde saiu numerosa cantaria

para os prédios que em Paris se construía.

Para um Aquário foi a área derradeira.

Charles Alphand foi escolhido, enfim,

para os projetos das fontes do jardim.

TROCADÉRO IV

As gigantescas estátuas em sua entrada

representavam rinoceronte e um elefante;

essas duas peças reinstaladas diante

do Museu d'Orsay, possuem nova morada,

desde 1986. Mas uma nova exposição

do Trocadéro provocou a demolição...

Em 1937, o Palácio de Chaillot

foi erguido bem depressa em seu lugar,

com citações de Valéry a acompanhar

esse projeto de Carlu e de Boileau,

ideia de Azéma, do Islã inspiração,

que nas mesquitas pintam frases do Alcorão.

Muitas estátuas decoraram a imponente

sede da nova Exposição Internacional

das Artes Decorativas, cujo aval

originou o Art Déco, geometricamente

inspirado, em reação ao Art Nouveau,

no modernismo do Palácio de Chaillot.

Há oito delas, pintadas de dourado,

representando cada alegoria

os Direitos do Homem. Aqui se via

o ideal republicano consagrado.

Porém hoje, esse moderno já antigo

a uma série de museus empresta abrigo.

TROCADÉRO V

Ali se encontra, em sinal de patriotismo,

esse Museu da Marinha Nacional.

De fato, mostra a evolução naval,

mas é francês em seu puro chauvinismo,

em que o estrangeiro tem caráter só simbólico,

mesclado embora a alguns traços de bucólico.

Em outra parte do palácio, está o Museu

do Homem para expor a etnologia.

Outro Museu é o da Tecnologia,

que um louvor ao progresso prometeu.

E há ainda o Teatro Nacional,

de realismo um tanto inatural.

E finalmente, o Museu dos Monumentos,

que são Franceses, bem naturalmente,

reproduzindo, com exatidão ingente,

as milenares comemorações de eventos

que contribuíram, ao longo de sua história,

a abrilhantar toda a francesa glória.

Mas diante de Chaillot, já na Segunda Guerra,

fotografaram Adolf Hitler vitorioso.

Lá no fundo, ainda aparece o poderoso

vulto de Eiffel e a foto assim encerra

de tal rivalidade o simbolismo,

nessa glória temporária do nazismo.

TROCADÉRO VI

Contudo, em Chaillot foi proclamada,

em 1948, durante essa assembleia

das Nações Unidas, perante uma plateia

que a aplaudiu, em fúria entusiasmada,

essa romântica Declaração Universal

dos Direitos Humanos, em redação final.

Hoje o Jardim do Trocadéro ainda se estende

entre Chaillot e a Ponte de Iéna,

que à visitação popular aberto está.

E a domar a natureza aqui se aprende:

não se trata de geométrico jardim,

mas tampouco é natural seu fim.

As suas lagoas refletem, cristalinas,

as imagens dos choupos, calmamente.

Se apara a grama cuidadosamente,

as árvores podadas e pristinas...

Nesses recantos votados ao lazer,

nos permitem meditar e espairecer...

Mas os fantasmas evitam o lugar:

se aparecerem, verão as suas mortalhas

lavadas com cuidado e até, sem falhas,

suas correntes irão logo retirar...

Somente ao vulto de Eiffel há aceitação

nesta paisagem despida de emoção.

William Lagos
Enviado por William Lagos em 21/04/2011
Código do texto: T2921710
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