SONETOS LIBERTOS

Versos livres sem prisões

Sonetos enegrecidos em grilhões

Amaldiçoados pássaros

Com algemas e jargões

Versos livres sem prisões

Voam alados como pássaros ladrões

O sistema é um soneto de armações

Aprisionando os verbos fujões

Versos livres sem oposições

São canções que o vento leva e nas mãos oram

Que as mãos deveras escrevem sem conjugações

Sem escravidão que as manhãs devoram

Versos livres são eternas canções

São decifradas contradições

É o verbo que vocifera

É a fera do soneto que enjaulado berra

Versos livres sem oposições

É como aceitar os horrores da gestação

Sejam aleijados, mutilados ou horrores

Sem ser o soneto da perfeição

Que colorem de esperança as flores

Que jogamos no túmulo de nossas dores!

Versos livres sem oposições são sonoras sondas

É calar diante do mar as ondas

É tentar represar os sonetos

Com os dedos!

Versos livres sem oposições

É como tirar as máscaras

E as adjacentes imposições

É mostrar que o fruto é melhor sem a casca que a mascára!

Sonetos são bem comportados

Combinam roupas com sapatos

São rostos bem maquiados

Irretocáveis como um jasmim-murta

É um corcel que precisa de rédeas curtas...

Versos livres sem oposições

É um puro sangue indomável

Trotando livre pelos prados pelos rincões

Adora comandar sua tropa

A si só lhe importa

Ser livre de imposições e sem tranca nos portões!

P.S. Amo os dois, um está inserido no outro

um é a rédea e o outro o corcel solto!

O soneto possui uma estrutura lógica com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, constituída pelo último terceto; esta última tomou o nome de "chave-de-ouro", porque se constitui como decodificadora do significado global do poema. (Wikipédia)

Versos livres , também chamados irregulares, em língua portuguesa definem-se como versos que não possuem restrição Métrica. Origina-se do francês vers libre, donde seu uso sistemático é chamado de versilibrismo. Sua definição, no entanto, feita em oposição ao verso regular, ou metrificado, é diferente nas diferentes tradições literárias, posto que a métrica é diferentemente abordada em cada uma delas (Idem)