À NOITE

A tarde
Radiante
Declina
Distante
Do monte
Por trás.

Um raio
Que arde
No espaço
Dourado
Sanguíneo
No céu
A nuvem
Desfaz.

A lua
Se inclina
No escuro
Do impuro
Mormaço.

Na rua
Quieta
Num açoite
Um poeta
Dá beijos
Na boca
Da noite
Que o prende
Num abraço.

_______

Nota do autor.
 
A história deste poema é a seguinte: fazendo um estudo paralelo dos poemas Noite Tempestuosa, de Gonçalves de Magalhães (Introdutor do Romantismo no Brasil) e A Tempestade, de Gonçalves Dias (Genial poeta e principal representande da 1ª fase
romântica em nosso país), o meu trabalho ficou muito extenso para uma publicação aqui no site.  
É algo interessantíssimo verificar, na semelhança e beleza temática de ambos, o que os aproxima e os distingue.  Ambos falam de tempestade.    O primeiro intitulando-a com uma locução - Noite Tempestuosa -, o segundo substantivando-a - A Tempestade - Gonçalves Dias, infinitamente superior a Gonçalves de Magalhães, constrói um monumento ao descrever a tempestade usando todos os recursos  poéticos de que dispunha, na medida em que a tempestade se avoluma, até o seu término. Todos os recursos métricos aí são utilizados, num movimento crescente, dos dissílabos ao dodecassílabos, retornando aos primeiros no final do poema e final da tempestade.
O meu poema À Noite, refere-se ao que diz o título. Mas há um outro poeta dessa fase - Casimiro de Abreu - que escreveu  A VALSA,  em cujo poema desenvolveu os versos de duas sílabas poéticas, exatamente para dar-lhe o ritimo que tem o gênero musical de que fala o poema.  Assim,  Gonçalves Dias inspirou-me o tema (embora a minha Noite não seja tempestuosa) e Casimiro, o ritmo.

* Quanto ao acento grave (crase), há diferença entre  a noite e à noite.
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 17/11/2012
Reeditado em 20/11/2012
Código do texto: T3991494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.