Monções das Águas

Monções das Águas

A vida é como um curso de um rio, longo e cheio de curvas, na maioria das vezes com fluxo calmo e constante quando estamos em paz de espírito, outras vezes revolto e truculento quando advindo da tempestade.

Um rio pode se tornar perigoso e destruidor com a raiva ou com um ataque de fúria, avassalador como uma forte correnteza que arrasta tudo no seu caminho.

Um rio pode chorar quando chove, transbordando ocasionalmente suas lágrimas como uma chuva de verão que cai sutilmente motivada por uma pequena tristeza que chega em seu leito.

Um rio pode mudar seu curso lentamente com o passar do tempo, assim como o ser humano no muda ao longo dos anos, adquirindo sabedoria e maturidade.

Um rio nasce num discreto olho d'água em lugares inesperados, brotando da terra e trazendo vida com seu avolumamento. Gota de água que vira poça, poça que se torna um pequeno lago, um pequeno riacho que se torna um rio, rio que se torna uma bacia hidrográfica com vários afluentes. Braços d’água que na vida podem ser caminhos, escolhas, destinos a serem traçados, rotas a serem feitas até o desemborcar no oceano, concluindo o seu curso, ou apenas começando um círculo muito maior ainda desconhecido.

Um rio pode ter momentos tempestuosos, seguido de dias de calmaria, vários estágios e aspectos. Pode ser estreito com um ou dois metros de largura, ou pode ter quilômetros de extensão, mas são suas dimensões e curvas os tornam únicos.

Um rio pode sofrer influências externas como a chuva, o vento, o calor, as árvores e objetos em seu curso, acidentes geográficos ou até mesmo animais que nele habitam e dele depende, entre outros.

O animal humano não se difere muito do rio que é movido por suas águas e tem suas monções, assim, o homem é movido por seus sentimentos e paixões.

Não seria um homem composto o veias e artérias por onde corre o sangue que dá vida ao corpo, assim como as águas do rio?

Em ambos os casos só o amor pode torná-los calmos, límpidos, constantes e duradouros. É a divindade que rege seu fluxo, elemento inequívoco à equação vital.