MORENA
(Sócrates Di Lima)


Volvo a face para um afago,
Recebido na brisa serena,
Como se fosse um trago,
Bebida na boca da Morena.

Fixo os olhos no horizonte,
Sigo o caminho que me acena,
Quero beber água da fonte,
Derramada do corpo dessa Morena.

E do olhar de alegria,
Que sorri quando me ouve,
Do sorriso de poesia,
Desejo que meu sorriso louve.

M eus desejos se multiplicam,
O stentando a certeza plena,
R ealizando as vontades que habitam,
E se com encantos entram em cena,
N as vontades insanas que me agitam,
A menizadas pelos braços da Morena.

S e a manhã se fizer mais tensa,
H ostilizando o pensamento que me abate,
I placável é a distância que me condensa,
R evira meu corpo num embate,
L ouco eu sei, mas, tudo se compensa,
E faz nascer o Sol no fim da tarde,
Yin- yang da mente que busca o zen da doce recompensa.

E nos principios básicos que norteiam a vida,
O templo diurno que encanta a união,
Se enlaça no tempo noturno que faz a alma aytrevida,
Unificam o feminino e o masculino nos laços do coração.

ah! Se não fosse a distância que me atormente,
Minhas asas estariam em pleno voo,
Mesmo que saiba que a distância é o vácuo da mente,
A impaciência do corpo com a alma perdoo.

E neste contexto de um tempo em vigor,
Que volta do pensamento futuro,
Faz ter paciência e esperar o amor,
Próprio de quem tem um bem querer maduro.

Assim, no entrosamento da alma dos viventes,
Somos homem e mulher na busca de um bem querer,
No enlace do Yin-Yang  tudo pode acontecer,
E nada podera ser, como dantes.

E dos olhos que me chamam de repente,
Em sorriso e braços abertos que se encena,
Reconstruo minhas asas para voar ao poente,
No Sol nascente, onde se encontra essa Morena.

Yin - Yang

O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração.

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.

Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.

Princípios complementares

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.

O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua.

O céu está acima e esta cheio de movimento.

A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.

Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento.

No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro.

Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa do rei.

O Hotu representa a geração do Tai Chi a partir do vazio

Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro . A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico.

Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto

Yin-Yang é uma técnica chinesa que significa lados opostos como o Branco (Yang) tem como figura um tigre e o Preto (Yin) Tem como figura um dragão. Ambos são opostos significa que cada força existe bem e mal como podemos ver em seu símbolo achamos um ponto de cada cor em cada lado é o Bem e o Mal.



Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 02/03/2013
Código do texto: T4167447
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