CARPE DIEM
(Sócrates Di Lima)
Amanheça o dia sorrindo,
dexe a tristeza embaixo do tapete,
Mostre sua face sem amquiagem, ao espelho,
E grite: - Eu sou mais eu!
Aproveite o dia,
O maximo que puder,
Relate sua alma em poesia,
Se entregue inteiro á sua mulher.
“...colha o dia de hoje e confie
o mínimo possível no amanhã”.
E sua colheita de amor e esperança,
podem ser os melhores frutos,
Apegue-se no sorriso de uma criança,
E fique longe dos seres maus e astutos.
E assim, cante, dance,
A vida é o maior barato,
Deixe de lado aquele lance,
E viva sua vida de fato.
Não se perca pelo caminho,
Nem se entregue á solidão,
Se o ser humano se faz mequinho,
Ame triplamente seu animal de estimaçao.
O bom é curtir a vida,
Os amores na sua plenitude,
Mas se isto se perder em entriga,
Não se importe, viva com alma de juventude.
Homens e mulheres se encontram de montão,
Pelas esquinas da vida,
Não enrijeça o seu coraçao,
Por conta de saudades que só faz ferida.
Aproveite o seu dia integralmente,
O máximo que seu corpo e alma aguentar,
Pule, voe, salte, navegue, ame loucamente,
Quanto mais se ama, mais se sabe amar.
Introduza na sua lida,
os dois maiores principios básicos,
O Yin-yang, é o equilibro da vida,
E sempre te manterá longe dos lunáticos.
Então, leve a fundo o Carpe Diem,
Faça da sua vida a mais humorada poesia,
O resto não vale "um vintém"
Amanheça e anoiteça em alegria.
Para o seu melhor conhecimento:
O que é Carpe diem:
Carpe diem é uma expressão em latim que significa "aproveite o dia". Essa é a tradução literal, e não significa aproveitar um dia específico, mas tem o sentido de aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.
O termo foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro "I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva.
Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.
Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera e por isso cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.
No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a mensagem de “carpe diem” é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.
Carpe diem se tornou em uma filosofia de vida para muitas pessoas, sendo que muitas fazem tatuagens com essa mensagem.
Yin-yang.
O termo foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro "I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva.
Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.
Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera e por isso cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.
No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a mensagem de “carpe diem” é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.
Carpe diem se tornou em uma filosofia de vida para muitas pessoas, sendo que muitas fazem tatuagens com essa mensagem.
Yin-yang.
I
Chinês tradicional陰陽 Ching simplificado阴阳 Pinyinyīnyáng Coreana hangul음양 Coreano hanja陰陽 Coreano romanizado oficialeumyang Coreano romanizado
McCune-Reischauerŭmyang VietnamitaÂm-Dương Japonês kanji陰陽 Japonês romanizadoin'yō/onmyō Tailandêsหยิน หยาง o อิม เอี้ยง
Yin e yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.[2]
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao" princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e eléctrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio yin quanto o yang. O símbolo tei-gi expressa esse conceito: o yin dá origem ao yang e o yang dá origem ao yin.
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. O yang, o poder criador, era associado ao céu e ao Sol, enquanto o yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e está cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.
Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.
Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro. A simetria, contudo, não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto.
McCune-Reischauerŭmyang VietnamitaÂm-Dương Japonês kanji陰陽 Japonês romanizadoin'yō/onmyō Tailandêsหยิน หยาง o อิม เอี้ยง
Yin e yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.[2]
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao" princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.
Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.
Índice
1 Princípios complementares
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
1 Princípios complementares
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
- Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente, a fala, o princípio, Agyo (Forma da Boca Aberta).
Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio, o silêncio, o fim, Ugyo (Forma da Boca Fechada).
Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e eléctrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio yin quanto o yang. O símbolo tei-gi expressa esse conceito: o yin dá origem ao yang e o yang dá origem ao yin.
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. O yang, o poder criador, era associado ao céu e ao Sol, enquanto o yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e está cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.
Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.
O tai chi tu representa a geração do tei-gi a partir do vazio[3]