AMIZADE É TUDO

1. Ainda que eu fosse um poliglota, conhecendo a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse amigos, seria como um som qualquer, isolado na acústica do universo, sem harmonia, sem música, sem vida.

2. Ainda que eu tivesse capacidade de perscrutar todos os mistérios, explicar a física e a metafísica, e tivesse uma fé tamanha com a qual pudesse remover as montanhas de percalços da vida, minha e do próximo, a uma palavra, e não fiz amigos, nada, absolutamente nada disso daria alguma concepção de SER, pois no limite extremo ser é amar.

3. E ainda repartisse os meus bens com aqueles que por inquisição social das minorias, mendigam o pão nosso de todo sempre, e ainda que me oferecesse a sacrifícios vicários, e se não soube fazer amigos, todos estes atos não passariam de uma forçosa jactância . Tudo que eu fiz seria invalidado pela exigência maior da empatia e altruísmo – EU POR TI E TU POR MIM.

4. O amigo sabe incorporar a dor alheia, não é invejoso e se alegra com o bem querer. O amigo foge dos atos levianos e repugna toda atitude soberba que machuca e destrói.

5. O amigo não é egoísta, não pensa só em si mesmo. Por isso considera indecente e impuro irar-se e levantar juízo de valor que fira a identidade de outrem.

6. O amigo sabe que a verdade é detonadora de alegrias, rejeita todo tipo de injustiça de assertivas humanas. Sabe porém que todos falham, sabiamente espera na justiça divina.

7. O amigo é expressão do tudo: que sofre, que crê, que espera e que suporta.

Sofre a dor do companheiro e as injustiças para garantir no trono a amizade.

Crê na impossível possível vitória da amizade.

Espera encontrar em tudo e em todos, amigo que celebra a vida cativando todo o universo ao seu redor, traduzindo a poesia do amor.

Suporta as responsabilidades que lhe impõe a amizade em toda sua essência, e em nome do amor sabe aceitar o outro com suas virtudes e defeitos, pois tem paciência para esperar mudanças, enquanto curte o melhor do presente amigo.

Amizade é uma projeção de Deus na vida da humanidade, seu objeto é o AMOR, a realidade mais essencial da qual o ser pode se agraciar. Fora disto, resta apenas, o fútil, a hipocrisia e as segundas intenções.

8. A amizade não falha. Ela é maior que tudo. Maior que qualquer ação cujo alicerce projete imponência invejável, pois quase sempre é desprovida de essência e poesia.

Na dor e na alegria o amigo é imutável e a amizade canta em gestos cada dia.

9. A amizade é melhor que tudo. Profetas, poliglotas e sábios, curvam-se ante os seus frutos e reconhecem-se incompletos em seu saber.

10. Noutra dimensão portanto, amizade é o outro tanto que em gestos faz o encanto de perfeito e sábio SER.

11. Um amigo é um menino que em atos pueris, pensa, fala e explica o SER, projetando em cada gesto desejos do coração, meandros do coração.

12. Enigmática é a vida sem os frutos da amizade e o ego não é capaz de revelar-lhe o mistério. Sem ela tudo é obscuro e a noite se faz tardia, enquanto não se abre alas pra o desfile da esperança, do ato que nunca cansa, nossa luz de cada dia.

Uma vida sem amigos é uma fortaleza abandonada. Um museu – insensível.

Agora pois permanecem sólidas e erguidas no tempo e no espaço: a religião, a esperança e a amizade. Três edifícios solenes que sem eles ninguém vive. Mas dos três bem com certeza, a amizade vai na frente, faz a hora marca a gente. E quem não sabe amigo SER não é nada não é gente.

Stefanós

Jailson Estevão dos Santos
Enviado por Jailson Estevão dos Santos em 21/05/2009
Reeditado em 23/06/2009
Código do texto: T1606950
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.