Velho faz mal

Velho faz mal

Servidores públicos estáveis - aqueles que já passaram pelo estágio probatório e foram aprovados. Quando elaborada esta lei, visava que a cada troca de governadores, estes não refizessem o quadro de funcionários a seu gosto. Uma medida interessante, protege os funcionários e a sociedade, porém privilegiou pessoas velhas.

Segundo uma das mentes mais brilhantes atualmente em nossa sociedade, Mario Sergio Cortella, ²há funcionários idosos e velhos.

“Idoso é quem tem bastante idade, velho é o que acha que já sabe, que já está pronto. Velho é arrogante. Idosa é uma pessoa de sessenta anos, sessenta e cinco, setenta; velho você pode ser aos quinze anos de idade, aos vinte, trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta”, explicou. Velho não tem humildade, não aprende; perece, porque é incapaz de companhar a mudança.

Muitas pessoas já precisaram de um atendimento de emergência e tiveram que esperar a boa vontade de um servidor público. “Boa vontade que demora”, seja por que lanchava, fazia self, via novela, jogo, ou outra coisa de primeira necessidade. Enfim, coisas de pessoas velhas. Um servidor público idoso não faz isto, sabe que ao procurar auxílio quem o faz, está em uma situação delicada. Pode ser um filho doente, acidentado, uma vistoria em um imóvel para liberação de alvará, coisas que precisam de rapidez.

Há um ²projeto tramitando no senado federal, que pretende acabar com este tipo de situação. Quando a pessoa precisar do serviço público, será prontamente atendida, não pelo funcionário velho, mas sim pelo idoso.

O projeto é simples, não acabará com a estabilidade do servidor público idoso, visa tirar de atividade, pessoas velhas que sabem tudo e não vêm emergência em sua pressa. Afinal ele tem estabilidade no emprego. Ademais a pressa é sua.

O projeto parece simples e eficaz, a cada seis meses os servidores “terão seu desempenho aferido semestralmente e, caso recebam notas inferiores a 30% da pontuação máxima por quatro avaliações consecutivas, serão exonerados. Também perderá o cargo aquele que tiver desempenho inferior a 50% em cinco das últimas dez avaliações”.

Quer dizer, não será o governador ou qualquer pessoa a fazer isto, será o próprio servidor. Ao não se reciclar, ficar velho, dará lugar a outro.

È como em uma empresa privada, se o funcionário não produz, não aprimora sua habilidade, será demitido. Que empresário manteria um funcionário, “que acha que já sabe, que já está pronto. Velho é arrogante”.

Paulo Cesar

™http://www.cariocainformativo.jor.br/julho05_idoso.html

²https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/10

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 22/08/2017
Código do texto: T6091556
Classificação de conteúdo: seguro