SINFONIA DE UMA NOTA SÓ
(Sócrates Di Lima)

No olhar uma orquestra,
No seblante a sinfonia,
A beleza a natureza empresta,
Num olhar de harmonia.

Seria uma criança se não fosse um anjo,
E talvez um anjo, se não fosse criança,
É nesse tom que em palavras esbanjo,
Em poesia um olhar de esperança.

Minha mente guarda guada essa inocência,
No retrocesso  do adulto na criança,
O que faz a mulher do futuro em evidência,
Mantem a beleza madura da infância.

Assim, olhando a imagem dela,
Da mulher perfeita que Basilissa se tornou,
Com certeza, uma linda criança foi ela,
Quando Dona ângela e seu ventre a gerou.

Um modelo de doçura,
Na adolescência que viveu,
E hoje uma mulher madura,
Coração amoroso que ela recebeu.

O amor é a nota da minha sinfonia,
Basilissa é o amor dessa minha única nota,
E todas as outras se resumem numa só melodia,
Que a poesia toca nessa nota que minha alma se solta .

E a simbologia no olhar de uma criança,
Se espelha no olhar de minha musa,
Ambas são parâmetros da minha sólida esperança,
De amar sem tempo, regra, com cifra fusa e semi-fusa.

É nessa consonância que é minha orquestra é regida,
Em nota simbólica em dó,
Até hoje minha alma não se tinha concebida
Basilissa é minha sinfonia de uma nota só.


Nota musical

Origem: Wikipédia

Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cadanota corresponde uma duração e está associada uma freqüência, cujaunidade mais utilizada é o Hz (a nota é mais grave ou mais aguda. Lembrando que o som fisicamente é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20Hz a 20.000Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som. As ondas com freqüência bem baixa (entre 20Hz a 100Hz por exemplo, soam em nossos ouvidos de forma grave, e sons com freqüência elevada - por exemplo acima de 400Hz, soam de forma aguda).

As frequências propagam-se em intervalos definidos de tempo que as notas tem capacidade de sugerir, podendo ser mais longas (maior duração) ou mais curtas (menor duração). A grande maioria das notas empregadas na música possui duração e frequência determinadas, mesmo assim, existem notas  determinadas em um, ou nos dois sentidos, o que não as faz deixar de serem também notas musicais. As notas podem combinar-se sendo tocadas ao mesmo tempo

(definindo a harmonia), ou em seqüência (definindo a melodia), e se esses fatores, junto a alguns outros, foremcombinados dentro de um determinado padrão lógico pelo intelecto humano, na forma de arte, dá-se a essa seqüência o nome de música.

Breve

Breve é o nome da Nota musical que tem duração equivalente ao dobro da semibreve.Esta nota foi utilizada até a idade média, sobretudo no Canto gregoriano. Durante esteperíodo, a breve era a nota mais curta - daí o seu nome. Atualmente a breve é a notamais longa que pode ser escrita com uma única figura, mas é utilizada raramente, pois,sua duração é maior que a maioria dos compassos. Apenas quando se utilizamcompassos 4/2, 6/2, 8/4 ou de maior duração, ainda é possível escrever uma breve, masmesmo estes compassos têm uso muito restrito.

Semi-breve

Semibreve é o nome da Nota musical de maior duração na notação musical padrão. Porser a nota mais longa em uso (só e mais curta que a breve, arcaica) ela é usada comoreferência para as durações relativas de todas as demais notas. Quando dividida emduas, quatro, oito, desesseis, trinta e duas ou sessenta e quatro partes, obtemos,respectivamente, a mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. A semibreve também é a nota usada como referência para a duração do compasso(música). O denominador da fórmula de compasso indica em quantas partes uma semibreve é dividida para obter aunidade de tempo da composição. Por exemplo, um compasso 4/4 indica que a semibreve foi dividida em quatro partese que a unidade de tempo é a nota com duração de 1/4 da semibreve. (ou seja, a semínima).

A semibreve é representada por um círculo vazio sem haste e sua pausa é uma linha grossa que preenche a metadesuperior do terceiro espaço da pauta (colada à quarta linha).

Mínima

Diferentes formas das notas para representar as durações Representação das alturas através da posição da nota na pauta

Três formas de grafar abreve

Uma semibreve e sua pausa

Mínima é o nome da Nota musical cuja duração é metade de uma semibreve. Emfórmulas de compasso em que o denominador é um 2 (como 2/2, 4/2, 6/2), a mínima é a unidade de tempo. A mínima é representada por um círculo vazio comhaste. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direitada nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a hastefica à esquerda da nota e virada para baixo. A pausa com duração de mínima éuma linha grossa que preenche a metade inferior do terceiro espaço da pauta(colada à terceira linha).

Semínima

Semínima é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/4 de uma semibreve oumetade de uma mínima. Em fórmulas de compasso em que o denominador é um 4(como 2/4, 4/4, 3/4), a semínima é a unidade de tempo. A semínima érepresentada por um círculo preenchido com haste. Quando a nota é escrita até aterceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando anota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada parabaixo. A pausa com duração de semínima é uma linha ondulada que algunsdescrevem como um z unido a um c.

Colcheia

Colcheia é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/8 de uma semibreve ou metade de uma semínima. A colcheia é representada por um círculopreenchido com haste e uma bandeirola. Quando a nota é escrita até aterceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima.

Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. A bandeirola sempre fica à direita da haste A pausa com duração de colcheia é uma linha curta nadiagonal, com uma bandeirola.

Quando há mais de uma colcheia naseqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo afigura e sua haste e substituindo a bandeirola por uma linha de união entre as hastes.

Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o  agrupamento éfeito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o agrupamento éfeito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidadede tempo (duas colcheias em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, três colcheias em compassoscompostos - 6/8, 9/8 ou 12/8 e quatro colcheias em compassos 2/2 ou 4/2).

Semicolcheia

Semicolcheia é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/16 de uma semibreveou metade de uma colcheia. A semicolcheia é representada por um círculopreenchido com haste e duas bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceiralinha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a notaestá acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo.

As bandeirolas sempre ficam à direita da haste A pausa com duração de semicolcheia é uma linha curta na diagonal, comduas bandeirolas.

Quando há mais de uma semicolcheia naseqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo afigura e sua haste e substituindo as bandeirolas por duas linhas de união entre as hastes. Quando a maior parte dasnotas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima daterceira linha o agrupamento é feito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidadede tempo (quatro semicolcheias em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, seis semicolcheias em compassos compostos - 6/8, 9/8ou 12/8 e oito semicolcheias em compassos 2/2 ou 4/2).

Fusa

duas mínimas (abaixo e acima daterceira linha) e sua pausa correspondente
Duas semínimas (abaixo e acimada terceira linha) e sua pausa correspondente
Duas colcheias (abaixo e acima daterceira linha) e sua pausa correspondente
Quatro colcheias agrupadas
Duas semicolcheias (abaixo e acima da terceira linha) e sua pausa correspondente

Fusa é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/32 de uma semibreve ou metade de uma semicolcheia. A fusa é representada por um círculo preenchido com haste e três bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. As bandeirolas sempre ficam à direita da haste A pausa com duração de fusa é   uma linha curta na diagonal , com três bandeirolas.

Quando há mais de uma fusa na seqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo a figura e sua haste e substituindo as bandeirolas por três linhas de união entre as hastes. Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o agrupamento é feito abaixo das  notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidade de tempo (oito fusas em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, doze fusas em compassos compostos - 6/8, 9/8 ou 12/8 e dezesseis fusas em compassos 2/2 ou 4/2). Subgrupos de quatro notas são unidos por uma única linha, para facilitar a divisão.

Semifusa

Semifusa é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/64 de uma semibreve ou metade de uma fusa. A semifusa é representada por um círculo preenchido com haste e quatro bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima.

Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. As bandeirolas sempre ficam à direita da haste A pausa com duração de semifusa é uma linha curta na diagonal, com quatro bandeirolas.

Quando há mais de uma semifusa na seqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo a figura e sua haste e   ubstituindo as bandeirolas por quatro linhas de união entre as hastes. Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o  agrupamento é feito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidade de tempo (dezesseis semifusas em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, vinte e quatro semifusas em compassos compostos - 6/8, 9/8 ou 12/8 e trinta e duas semifusas em compassos 2/2 ou 4/2). Subgrupos de oito notas são unidos por uma única linha, para facilitar a divisão.

Origem do nome das notas «dó ré mi fá sol lá si»

O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano (990-1050), que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras 6 frases do texto de um hino a São João Baptista em que cada frase era cantada um grau a cima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono (aprox. 720 - 799), eram:

Ut

queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum, 
Solve polluti,
Labii reatum.

Duas fusas (abaixo e acima da terceira linha)

Dois grupos de oito fusas

Duas semifusas (acima e abaixo da terceira linha)

Dois grupos de dezesseis semifusas que significa algo como "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos Teus Actos admiráveis, absolve asfaltas dos seus lábios impuros".

Mais tarde Ut foi substituído por Do, sugestão feita por Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para osolfejo, além de ser uma sílaba mais cantável, e foi adicionada a sílaba Si, como abreviação de Sante Iohannes (SãoJoão). A sílaba Sol chegou a ser mais tarde encurtada para So, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem  todas por uma vogal.

As sílabas ut, ré, mi, fa, sol e la, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas agraus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de um trecho escrito num modoeclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma 4ª, 5ª ou 8ª sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trechoseria cantado. Uma sequência ré-mi-fa transposta de uma 4ª continuava a ser considerada ré-mi-fa, na solmização, enão sol-la-si bemol como no sistema actual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nospaíses latinos, adoptou-se a designação «Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó» para representar «C D E F G A B C».





Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 09/05/2011
Reeditado em 09/05/2011
Código do texto: T2959616
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