PERFÍDIA (DOLO) & MAIS

DOLO

Quando a mulher percebe que o sorriso

muito mais belo a deixa e sedutora,

senhora desta arma, sem demora,

a emprega na conquista, sem aviso,

daquele alvo fácil... Faz que pense

que é ele quem conquista e que domina...

A mulher, normalmente, em cada esquina

controla quem quiser e fácil vence.

Porque é certo que a mais ignorante

das mulheres enrola em seu dedinho

o homem tido por mais inteligente,

conquistado no sorriso de um instante,

reconquistado por natural carinho

e escravizado por um amor potente...

AMOR DE CÂMARA XVII

A vida é assim: as coisas nos coriscam

inesperadamente e sem espera.

O destino é armadilha, feito fera,

de olhos ambarinos, que nos piscam,

por detrás da folhagem, uma esfera

a que somos atraídos, que confiscam

as nossas intenções e os planos riscam,

nessa emoção que um só sorriso gera...

E se esvai, num momento, todo o tédio,

na sedução carmesim do desatino,

sem perceber a que ponto nos apele...

E assim me sinto preso, sem remédio,

porque percebo, então, ser meu destino

fazer amor com as Sonatas de Corelli...

AMOR DE CÂMARA XVIII

Ela chegou, como quem nada queria:

foi-se insinuando no meu coração,

sem sequer me sugerir exaltação,

mas tão somente versos e poesia...

E eu! Que sempre escravo fui da melodia

e, em pentagramas, grafava uma ilusão,

medíocre, talvez, e sem paixão,

mas que agradar aos outros conseguia...

E assim causou-me total devastação,

tão poderoso esse olhar, que me reluz

e minhas pretensões fácil combate...

No mais estranho poder da sedução,

que dominou-me enfim... e me conduz

a amor fazer com sonatas de Scarlatti...

HUMILHAÇÃO

Por enquanto não posso para mim o teu sorriso

guardar zelosamente, em sonho tão perfeito.

Embora lamentar não tenha algum direito,

apenas um lembrete fazer-te ainda preciso:

Que tenhas outro amor, que sejas generosa,

é bem direito teu, teu dom particular.

E sempre que outros homens desejes abraçar,

jamais eu negaria orvalho à pura rosa...

Porém me dói saber que outro tenha agora

o que não pude ter, em gozo palpitante,

sabendo muito bem que em nosso amor, outrora,

prazer não recebi de ti, em meigo instante.

Tu não me deste igual, mulher: não tive a aurora

de em ti me derramar em orgasmo delirante...

ALFORRIA

Tal como encantamento se quebrasse

[ou fosse sobre mim, então lançado],

despertei de meu sono, descansado,

e senti como se amor não mais cantasse,

no interior de meu peito; e levantasse

de sobre mim seu véu. E o olhar magoado

mirasse em torno e um mundo renovado

dos céus à terra de novo contemplasse.

Teu amor dissipou-se, doce estrela...

A flor azul totalmente emurcheceu,

despetalou-se... E a pétala singela

que sobre o caule ainda permanece,

perdeu o antigo brilho... E reviveu

meu coração vazio, em muda prece...

AMOR DE CÂMARA XIX

Há momentos de entrega absoluta,

em que se abre mão do ter e ser,

na estranha mescla de dor e de prazer,

que é a abdicação mais resoluta

do próprio ideal de si por quem se escuta

a murmurar, talvez sem perceber,

promessas que preferiria receber,

no archote e cálice que a paixão transmuta.

São nessas ocasiões, de som impenetrável,

que se percebe a outrem pertencer,

que nos governa totalmente fé e conduta...

São tais momentos, de ilusão inescrutável,

em que a emoção nos compele a assim fazer

amor... enquanto Wagner se escuta...

O SALMO 137 DE BILL

Junto aos rios de Babilônia, os judeus

penduraram suas harpas nos salgueiros

e recusavam, quando outros lhes pediam

que interpretassem os cantos de seu Deus.

Bem ao contrário, sobre os idumeus

chamavam maldições e até queriam

que morressem os filhos dos guerreiros

que antes haviam trucidado os seus...

Também eu sou escravo, neste mundo

e, diariamente, da carne sinto a farpa,

mas não me ponho, dolente, a lamentar...

Em verso e atos demonstro amor profundo,

pois sou escravo e não penduro a harpa,

mas permaneço louvores a cantar!...

O SALMO 42 DE BILL

Como a corça suspira pelas fontes,

assim minhalma anseia só por ti.

Em plena sede, sempre assim vivi,

desde que ergui os olhos para os montes

e em suas cristas não te percebi,

por mais que perscrutasse os horizontes,

por mais que me esforçasse em novas pontes

lançar... por tua ausência ainda sofri.

Se outros soubessem, quanto mais teriam zombado

destas lágrimas vertidas por minhalma,

até que as pálpebras ficassem tumefatas.

Agora sei que não me tens abandonado

e meu abismo se encheu de estranha calma,

ao chamar por outro abismo em cataratas...

AMOR DE CÂMARA XX

Ela girava e esbatia o sapateado,

nesse flamenco, em sabor de andaluzia,

estremecendo o tampo do tablado

e o eco das guitarras se envolvia...

Ele girava em volutas o capeado,

morto o touro em sangrenta aleivosia,

guampas e espada em combate simulado

que, finalmente, em sangue se escorria...

Num mar dolente de maromba e ventarolas,

que olés furiosos aos ares emancipam,

paixão feroz que assola e jamais falha...

Na dança o brilho de muitas castanholas,

nessa tourada em que chifres não destripam,

fazendo amor com a música de Falla.

AMOR DE CÂMARA XXI

Renova o mundo e sempre fica o mesmo:

as gerações se iludem, ao pensarem

poder costumes novos adotarem,

por mais que o façam aleatório e a esmo...

Pois tudo que hoje é feito, já se faz,

por séculos sem conta e nada novo

existe sob o sol... Todo renovo

imita apenas, em sua vez fugaz,

outro modelo oriundo do passado.

Trocam-se as roupas, é nova a orquestração,

mas se repetem as músicas e a paixão.

E é assim que nos deitamos, lado a lado,

em catadupas que crescem e se esvaem,

fazendo amor ao som de Bernstein...

BATUQUE PARA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Existem nesta vida talismãs

de grande força e poder imaculado:

alguns protegem, outros têm o fado

de lançar maldições sobre essas vãs

tentativas de quebrar o intenso liame,

protegido na energia do amuleto.

São coisas frágeis, todavia, secreto

depender de uma crença que derrame

sobre eles a confiança de sua ação.

São assim esses breves, essas guias,

prendas de búzios, mães de fantasias,

porque só valem quando se tem fé

os relicários, os ossos, tambaqué,

contas vazias de novena e de ilusão...

AS JOVENS DE ROMA LXII

VIBIENNA

QUANDO A TRISTEZA ESCORRE COMO FONTE,

POR DESENTENDIMENTO DE PASSAGEM,

NA MARCA DESCONFORME DA MIRAGEM

DE SENTIMENTOS QUE NEM SEQUER SE CONTE,

QUANDO A DOR VEM À TONA, NUM REPONTE,

POR MÁS PALAVRAS, É COMO UMA CLIVAGEM,

QUE GERA UM MONSTRO, DESPIDO DE CORAGEM,

MAS ANSIOSO POR ERGUER-SE NO HORIZONTE.

E ASSIM FOI CONTIGO, NESSE SENSO

DE PERDA E DE PROFUNDA HUMILHAÇÃO,

AO TE JULGARES SUJEITA À REJEIÇÃO.

MAS NÃO HAVIA MOTIVO -- FOI INTENSO

O QUEBRANTAR EM TI DESSA VAIDADE,

MAS AINDA É INTACTA A TUA FEMINILIDADE...

William Lagos
Enviado por William Lagos em 24/08/2011
Código do texto: T3180399
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