****Angere****

https://www.youtube.com/watch?v=gD8tqAHFIHc

...do inicio do dia, ao fim de cada entardecer,

venho todas noites beber nas margens da solidão;

Cultuo a lua como diva,

Uivando cativa e assombrada, molhada em prata,

permeada de gris,

Numa passagem breve da minha altiva devoção;

Desenhada em giz na lousa negra e espelhada do Universo,

Vagueando pela mente das estrelas

Com o dedo indicador acariciando cada pulsar do meu coração,

Trazendo o calor delineado pela chama da saudade,

Voas espalhando o teu fogo, a tolher-me somente,

Pois, vais adentrando aos poucos na escuridão insular...

Do teu brilho, temo apenas, que me queimes a retina ao arder,

És a flama ocupada em fecundar a madrugada,

-Fertilizar o meu querer, na hora exata -

Para gerir o frescor do ar pela manhã;

Faz-se doer, ao penetra-me no profundo bailar das árvores

no campo,

Na densidade ondular das águas da marina

sob esse manto sagrado

onde te deitas com as flores ao vento,

trazendo o movimento do mar para o meu dia...

Como se fora um sonho turbulento, acordo para o céu sublimado.

Nada mais tenho para fazer,

A não ser mantê-la calada em meu silêncio.

Onde tenho te amado,

Em imperfeitos e frios gestos de saudade- como poesia de amor-

És, também, o céu cinzento, trazido como parte do inverno ,

Cobrindo o meu peito com a feroz geada...

Em ti nada se cala, mas, na noite molhada pelo orvalho

estás insaciada,

tudo é silêncio,

Na ausência de uma estação que não floresce

Diante do seu toque.

Nada espero, senão, a tua estada sincera em meu peito,

De leito arrumado, aguardando o frescor da primavera

correndo sobre o rancor perfumado de rio; ,

Trazendo algo mais taciturno do que poema de suas pedras,

Ao desencantar-se inocentemente, será, afinal, a espuma;

Descrevendo o burburinho das flores acariciando o cio da juventude,

Adentrando-nos como um enxame

espalhando o amor pelo mundo,

Fazendo-nos igualmente uma fragrância

que se estende como a inconsistência do vento noturno,

Que nos põe novamente a sonhar...

Somos o corpo das estrelas!!

Macio como é tudo,

é também o tecido breve da alma,

feita do enredo lúdico do teu peito,

Tecendo na pele de veludo o meu sigiloso afeto.

Sou teu, temente e ajoelhado aos pés que tanto amo,

Raiz de sua doçura,

Enquanto faminto, subo o meu olhar para a perdição das nuvens,

Observando a arquitetura de seus galhos

ruborizando as flores do Jacinto,

Entre a felicidade das mãos vazias

e a rudez das unhas que me arranham e ferem, sem me matar...

Queimo, onde sou o sol, destemperado do teu amor,

Acinzentado, pela luz negligenciada de um dia sisudo, nublado,

Aguardando apenas, o que me resta,

Uma fresta, ou algo de inusitado que me faça novamente brilhar.

Pois, a escuridão é como um livro de mistério,

há nela algum romance, alguma expectativa pela qual lutar.

https://www.youtube.com/watch?v=Xjs6fnpPWy4

Quando Anderson (Enderson), diante das duas pílulas, toma a decisão de tomar a pílula azul, ele decreta o fim da existência do sr. Anderson, ou algo ainda melhor, o seu renascimento. Ali, Neo (do grego ‘novo’) nasce para uma nova realidade, a realidade do conhecimento da realidade, a realidade do esclarecimento. Naquele momento, Neo nasce para “a verdadeira realidade”.

Teremos no filme, lado a lado, Teologia e Filosofia, com uma boa dose de antropologia e psicologia social.

O determinismo (uma negação do livre arbítrio) parece uma constante na Matrix, mas Neo está ali para provar que nossas escolhas determinam, em especial, nosso futuro e cotidianamente, nosso grau de liberdade.

Bem, vamos às explicações. Zion é a única cidade humana livre. Zion é a palavra em inglês para Sião, biblicamente, a cidade prometida, a cidade livre de todo o mal.

Morpheus é o deus grego do sono, mas no filme é ele quem tenta despertar Anderson e levá-lo a uma nova forma de lidar com o conhecimento e com sua capacidade de escolha (a raiz do livre arbítrio).

A medida que o filme avança, a grande descoberta de Neo não é a ‘realidade’ da Matrix, mas a descoberta de si mesmo, indo ao encontro do maior dos ensinamentos do filósofo Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.

Em que pese a questão da Inteligência Artificial, o que move o filme é a filosofia que ele encarna. Platão já falava que vivemos em uma caverna, enganados e iludidos acerca da realidade e do conhecimento. É preciso sair da caverna. Neo sai (com sofrimento) e, à semelhança da Alegoria da Caverna (do filósofo Platão), ele volta para ajudar a libertar outros. Na verdade, ao perceber que a Matrix não é real, Neo não pode mais voltar atrás, simplesmente não há como.

Descartes afirma que a realidade última do conhecimento está em nossa mente, em nossa razão. Penso, logo existo. Mas que tipo de existência?

Logo, fica claro que as pessoas vivem uma grande ilusão e, trocando em miúdos, uma grande ilusão criada por outros, que tudo controlam através da cultura vazia de instituições mantenedoras do status quo, promotoras do ‘ter’ e do ‘parecer ser’ sobre o ser, da existência sobre a essência, da loucura coletiva, do viver sem pensar, sem refletir – em síntese, é isso que muitos vivem e buscam.

As máquinas descobriram que para os seres humanos aceitarem essa realidade virtual eles precisam, nem que fosse de forma inconsciente ou subliminar, poder escolher não participar disso.

O (ou a) Oráculo é justamente um programa criado para entender e ajudar os seres humanos que não aceitassem a realidade da grande Matrix. É como se a máquina tivesse um programa para ajudar a resolver os problemas da máquina ou de seus componentes.

No filme, a Inteligência Artificial tem as suas lições filosóficas. Se não há meios ‘humanos’ de vencer as máquinas, resta manter a esperança, embora muitos já tenham escolhido ceder, dando lugar à ilusão e a irracionalidade.

Morpheus simboliza, sobretudo, a vitória da crença, da fé. A cada demonstração de que Neo pode ser o ‘escolhido’, Morpheus aumenta sua crença e reforça sua fé. Ele abre mão até de seu grande amor (Niobi), e até mesmo de sua vida, para garantir a vida do ‘eleito’, do ‘escolhido’.

O Oráculo condiciona as profecias às escolhas individuais, justamente porque essa é a essência do cumprimento das profecias (elas são fruto das ações humanas). É como quando Jonas profetiza a destruição de Nínive, e face ao arrependimento de seus moradores, seu destino é mudado e a profecia não se cumpre. Enfatizando o poder da escolha, Morpheus explica a Neo o que a Oráculo disse, quando falou a ele: "... exatamente o que você necessitava ouvir, isto é tudo." Mais adiante, Morpheus completa: "Neo, em breve você vai perceber como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho, e seguir este caminho".

A nave se chama Nabucodonozor por dois motivos. Ele foi um pioneiro, o primeiro rei do primeiro reino universal (Babilônia) profetizado por Daniel e, ao mesmo tempo, foi o rei que ‘acordou’ de sua ilusão, e voltou-se para a realidade. Um pioneiro. A nave é a portadora daqueles que ‘acordaram’ da sua ilusão.

Há várias trindades nas diversas religiões e culturas. A começar pela principal, a trindade do cristianismo, temos na história das religiões várias trindades (hinduísmo: Brama, Vixnu e Xiva; grega - Zeus, Hades e Poseidon e a egípcia – Osíris, Ísis e Seth).

Morpheus, Trinity e Neo formam a trindade do filme, onde o próprio nome de um deles carrega esse sentido (Trinity - trindade). A volta de Neo à vida é a vitória da mente sobre o corpo, do espírito sobre a matéria, da vontade sobre a razão. E é claro, é um símbolo teológico da ressureição. Mesmo considerando as questões teológicas (que envolvem necessariamente religiões), filosóficas (que viajam desde a filosofia antiga, passam pela medieval, moderna e chegam a filosofia de nossos dias), tecnológicas (realidade virtual, lutas, efeitos especiais, Inteligência artificial), filmes de ficção científica (The Terminator, Metrópolis), HQ e Animes (Os Invisíveis, Akira, Serial Experiments Lain, Ghost in the Shell), o que fica mesmo é a questão essencial da vida: livre arbítrio, escolhas, decisões e consequências de nossos atos.

Bem, isso tudo é sobre o primeiro filme da série, o mais significativo dos três. Os dois seguintes são bons, mas o exagero na busca de efeitos especiais e as muitas lutas para agradar a uma parte do público que ‘amou’ o filme, esvaziaram o que Matrix tinha de melhor – levar as pessoas à reflexão sobre a realidade.

http://frankvcarvalho.blogspot.com/2012/06/entendo-um-pouco-mais-de-matrix.html

Matrix e o Mito da Caverna

https://www.youtube.com/watch?v=Rg9kyJCp5n8

Matrix frases do filme

Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR o caminho.

Liberdade, verdade, paz ou talvez amor? São ilusões, fantasias da percepção, sínteses temporárias de um débil intelecto humano tentando desesperadamente explicar uma existência sem significado ou propósito.

Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo.

O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro.

Já tiveste algum sonho do qual estivesses certo que fosse real? E se fosses incapaz de acordar desse sonho? Como conseguirias distinguir a diferença entre o mundo do sonho e o mundo real?

Eu só posso lhe mostrar a porta.

Você tem que atravessá-la.

Na vida real, a única pilula que tira alguém da Matrix é o conhecimento.

É notável a semelhança entre as molduras do amor e as da insanidade.

Boa parte de toda a sociedade é composta de pessoas frustadas.E presas numa enorme Matrix. Para a maior parte desses indivíduos permanecer lá é o melhor. Seria perigoso para a maioria conhecer a verdadeira realidade.

A Matrix está em todo lugar . É tudo que nos rodeia. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando você ligar sua televisão. Você pode sentir isso quando você vai para o trabalho, quando você vai à igreja , quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para cegá-lo da verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=OVct34NUk3U