NÃO VOU PRO CÉU

Quando eu morrer, não vou pro céu. Sem escala, vou direto ao paraíso que é o lugar dos bobos. Lá esperto não entra, não entra porque para lá não se leva nada, nem mala nem listas dos melhores do ano. Espertos vão para o céu porque paraíso é outra coisa...

Paraíso é um lugar onde não se mora em casa, sobrado ou palácio. No paraíso não se come sentado à mesa usando talher ou prato. No paraíso não existe ouro, prata ou cobre. No paraíso só entram os bobos. O bobo gosta de andar descalço, comer manga sujando a boca e sentar na grama ao sabor do vento... Quando eu morrer, não vou para o céu.

No céu tem azul de mais. As águas sempre limpas porque nelas não existem peixes e não tem peixe porque não existem plantas e não tem plantas porque não existe terra. Na terra sempre tem uma semente morrendo duma morte que alimenta outra vida, daí sempre ter verde no paraíso. E são tantos os tons de verde que o paraíso faz o céu ficar ainda mais feio e distante... Não vou para o céu, fico no paraíso depois de morto.

No céu animais não entram. No paraíso vou encontrar o Leão, meu primeiro cachorro que morreu de velho. No céu tem anjos e suas asas feitas de pena mas eles não são aves. Os cães nunca verão as chaves dos portões do céu guardados por São Pedro. Os anjos são tristes porque não sabem o que são, não são homens nem são pássaros. No paraíso não existem portas, janelas ou portões. Não existe nenhum muro no paraíso. Eu sou como os cães que gostam de correr em campos abertos. No céu deve ter até computador. Não, não... Quando eu morrer, fico é no paraíso com os cães que são o próximo do bobo.

O bobo não pensa, o bobo é. O bobo não é esperto, o esperto pensa que é. O esperto tem o céu por herança e a eternidade como recompensa. Dessa vida o bobo não leva nada, não leva nada porque não precisa.

Baltazar

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 19/07/2011
Reeditado em 03/01/2017
Código do texto: T3105079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.