O QUE CABE NA MALA?

NAS REGIÕES DO BRASIL A GENTE VÊ DE TUDO.

SERÁ QUE TUDO CABE NA MALA?

MAS, E SE A MALA FOR PEQUENA?

UAI, O CACHEIRO VIAJANTE CARREGA TUDO NA MALA.

TUDO? MAS, A MALA É PEQUENA?

É CHEIA, CHEIA DE HISTÓRIAS.

ELE SAI COM A MALA VAZIA E VOLTA CHEIA DE ALEGRIA.

UM CHAPÉU DENTRO DE OUTRO CHAPÉU,

O PORTA- PANELA SEM PANELA,

MAS, COM UMA COLHER DE PAU

PARA FAZER UM DELICIOSO MINGAU.

E DENTRO DA MALA CABE UM BAÚ,

CHEIO DE SURPRESAS.

AH!!! TAMBÉM TEM UNS ÓCULOS BELEZA.

CADA COISA TRAZ UMA EMOÇÃO,

DESSE MUDAREL DE REGIÃO.

SERÁ QUE NA MALA CABE

UMA BOTA DE COURO PARA PASSEAR?

NÃO SEI, VAMOS IR,

TEMOS MUITAS REGIÕES PARA VISITAR!!!

ERA UMA VEZ UMA MALA...

Ah... Olá minha gente, deixe eu me apresentar me chamo Lendário, sou um cacheiro viajante, vim lá do interior de Minas Gerais, para participar do Congresso dos estudante... Oncotô mesmo? Uma escola?! Ah...é nesta mesmo!!!

Uai, então é nesta escola mesmo. Me disseram que aqui tem crianças lindinhas e um povo muito genti, principalmente o Grupo da Educação Infanti. Vô pedir licença para contar uma história; e já vou pedindo desculpas caso me falhe a memória, é que já faz tempo que não venho nesta Escola.

Só que ocês não imaginam. Convidaram-me para eu contar uma historinha sobre as viagens que eu faço pelas regiões do Brazi, mas a última viagenzinha que eu fiz, eu perdi a mala que eu tinha. Fui descer do trem para comprar uma bala, quando olhei para o lado “Era uma vez uma mala”.

Sair gritando pelo trem adentro, procurando o trem, mas num teve jeito.

Perdi, perdi o trem da mala.

Quando fui convidado para vim pra qui, fiquei um tiquin encafifado.

Como é que eu ia viajar se uma mala eu tinha que arrumar?

Foi então que minha netinha me viu conversando sozin e resolveu me dá um apoiozin.

Daí ela me emprestou uma malinha, bem pequenininha...

Mas eu falei cum ela que na malinha não cabia muito trem não!

Daí ela me disse assim: faça uma viagem pelas regiões do Brazi e me traga um presente de cada uma, vou ficar bem contentizinha, e não esqueça, coloque tudo na malinha.

Mas será que tudo vai caber nesta malinha?

Cabe tudo cabe na mala

E lá fui eu...

Como a nossa Minas Gerais é do SUDESTE do país. Partir logo para conhecer os lugares desta região, conheci: o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fui num mercado municipal e vi uma linda lembrancinha para a minha netinha, comprei essa linda caixinha e corujinha para ela enfeitar a sua estantinha de livros. E pra mim, comprei um ócuscuro para eu ficar mais gatin e esse lindo chaveirin.

De lá partir para o SUL, e quase que não saio vivo. Que fri é aquele moço? Os trem tremia tudin. Era queixo tremendo, perna, cabeça. Mas, eu num podia deixar de conhecer as chiquezas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E de lá eu trouxe uma lembrança foi essa toquinha rosinha para a minha linda netinha. E para mim comprei um casaquin, para eu ficar um pouquin mais quentin.

Depois parti para CENTRO-OESTE do país: conheci Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e mais o Distrito Federal, e olha só o que eu fiz. Trouxe uma bolsa e bota de couro para minha netinha usar e um chapéu para mim eu tive que comprar.

E depois o que foi que eu fiz? Partir para o NORTE do país:

Passei pelo Amazonas; Acre; Rondônia; Roraima; Amapá; Tocantins; Pará.

E de lá trouxe uma linda lembrança para minha netinha:

Esse porta- panela e uma colher de pau para ela fazer um delicioso mingau e um chapéu de fita, para ela ficar ainda mais bonita.

Uai, agora findando a minha viagem passei pelo NORDESTE Brasileiro, região de um povo guerreiro. E a Bahia, minha gente, nem se fala. Que terrinha boa! Só tem trem bom. Conheci: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.

E de lá trouxe um de trem tão lindo que ocês não imaginam. Vamos ver o que eu o que tem aqui?

Minha netinha me deu 2 bisnetin, as coisinhas mais lindinhas deste mudin...

E de lá do Nordeste eu passei no mercadin histórico de Salvador e como Bisavô, comprei esse lindo conjuntin de crochê para minha bisnetinha e esse peão pra meu bisneto sapecão. Uai, e da minha netinha eu não esqueci! Comprei esse lindo vestidin para ela dançar um forrozin.

Uai, mas num é que os trem coube tudo na mala?

Então, tudo cabe na mala!!!

Didimari Santana
Enviado por Didimari Santana em 16/09/2018
Código do texto: T6450811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.