Quadrinhas Infantis

 

Mel,mel, 

Cai do céu,

No meu copo de papel, 

Pra adoçar

Este chazinho

Que amarga

Como fel...

 

 

A casinha de João

E de Damião

É verde, verdinha

Da cor de limão...

 

Voa,voa,

Sabiá,

Bem depressa

Pro teu ninho

Os pingos da chuva caem

Vá salvar teus filhotinhos!

 

 

João Balalão

Vá à torre

Da igreja

Tocar o sinão.

Puxe o cordão

Com suas mãos

Dão...da-la-lão...

Dão! Dão!Dão!

 

 

Papagaio Gaio,

Fale devagar

Não posso entender

O seu jeito

Enrolado,

Embolado,

Atrapalhado de falar...

 

 

Jacaré keké

Não consegue 

Ficar de pé

Mas é bicho feroz

Pode morder seu pé!

 

 

Gato, gatão

Deixe de ser comilão

Você só quer saber

De comer queijo

E requeijão!

 

 

O elefante

fante

fante

fante

É bicho gigante

gante

gante

gante

Se trombar na gente

gente

gente

gente

Quebra o nosso dente

dente

dente

dente

 

 

A barata-ta-ta...

Ela é chata-ta-ta...

É nojenta-ta-ta...

Cascorenta-ta-ta...

Muito esperta-ta-ta...

 

Considerações  Gerais Sobre o Uso das Quadrinhas com Crianças do Ensino Infantil

 

 

A recitação de quadrinhas, parlendas e de pequenos poemas divertem

as crianças pequenas e contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Acresce-se a isso a possibilidade  de servirem para acompanhar brincadeiras e criação de outros textos, ao substituirem palavras por outras de acordo com o contexto. Permite também o desenvolvimento do vocabulário, a pronúncia correta das palavras e o conceito de palavra.

A repetição de textos que agradam às crianças, a memorização dos mesmos, a realização da pseudoleitura ou leitura simulada, quando ainda não se tem o domínio da leitura no seu sentido restrito, além de favorecer o relacionamento da fala à escrita e vice-versa.

Segundo Cavalcanti (1997, pp.25-26) a recitação de parlendas e quadrinhas atende a objetivos fundamentais como:

* permitir a rápida memorização;

* servir com meio de escolher quem inicia uma brincadeira;

* favorecer a realização de pseudoleituras (isto é, o ato de se imitar a  leitura de um texto memorizado).

Sendo assim, as quadrinhas e poemas e parlendas podem ser escritas numa folha grande de papel com letras de imprensa maiúscula (letra de forma) e afixar nas paredes da sala, ao nível dos olhos das crianças, para que leiam por si próprias ou para os colegas.

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regina Márcia da Glória 

 

 

 

 

 

 

 

REGINA MÁRCIA DA GLÓRIA
Enviado por REGINA MÁRCIA DA GLÓRIA em 26/01/2023
Reeditado em 23/02/2023
Código do texto: T7704331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.