Lar-doce-lar

no silêncio da rua - vago

entre uma casa e outra - sigo

de pé em pé até o brejo

ANALISANDO PEDRO CARDOSO EM "LAR DOCE LAR"

Assim como tantas outras lindas joias de Pedro Cardoso, "Lar doce lar" revela aos leitores mais sensíveis uma doce fotografia. Ao abrir com o título "Lar doce lar", o poetrixta estabelece uma conexão direta com um sentimento de conforto e pertencimento que é associado ao conceito de casa. Essa introdução sutil desperta uma ideia de segurança e aconchego, e cria um clima super positivo.

A primeira linha, "No silêncio da rua - vago", traz uma camada de introspecção à narrativa (e pode ser lido de outra forma, a partir do vocábulo “vago”), revelando um cenário tranquilo em que o eu lírico se encontra. O uso do termo "vago" sugere um estado de contemplação e prolonga o sentimento de harmonia e paz presente no poetrix.

A segunda linha, "entre uma casa e outra - sigo" (que também pode ser lido de outra forma, a partir da palavra "sigo") enfatiza a ação do caminhar e, além de construir uma imagem interessante, reflete a movimentação do eu lírico, enquanto o verbo reforça a ideia de que a jornada está em curso.

Na terceira linha, “de pé em pé até o brejo”, o "brejo" sobrepõe um elemento inesperado e misterioso, contrastando com o clima idílico. Essa surpresa dá ao poemeto uma profundidade que permite múltiplas interpretações e uma sensação de ambiguidade.

Esta joia poética do mestre Pedro Cardoso deslumbra pela sua genialidade, bem como pela capacidade de evocar imagens fortes. A sua beleza reside na combinação de elementos como lar, silêncio, rua, caminhar e brejo, que criam um contraste interessante e instigante. Essa combinação estética resulta em uma obra poética cativante e desperta nas pessoas a apreciação pela singularidade e beleza da vida cotidiana.

Análise do poeta Darlan Torres

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 25/01/2024
Reeditado em 25/01/2024
Código do texto: T7984652
Classificação de conteúdo: seguro