RECEITAS DE LEMBRANÇAS

RECEITAS DE LEMBRANÇAS

Não saem de minhas lembranças as delícias feitas por dona Gení.

De manhãzinha no rancho da beira do Ribeirão Capivari, próximo a Serra da Cidade de Jandaia, acordamos após uma noite de pescarias, cantorias e causos.

O maravilhoso sol nos despertava juntamente com o canto dos pássaros. Após a higiene matinal lá ia eu pelo trieiro com a relva molhada e uma névoa saindo do ribeirão lentamente em direção a serra que parecia um gigante adormecido. Ia buscar o saboroso leite tirado na hora. A distância era pequena, acho que não dava trezentos metros, no meio do caminho já sentia o aroma das quitandas assadas no forno de barro. Pão de queijo, broa, bolo de fubá, peta, quebrador, bolo de fubá de arroz enrolado em folha de bananeira, pudim e bolo de farinha de trigo. E o almoço, um dose de cachaça de engenho para “abrir o apetite” para que abrir o apetite? Com tantas maravilhas assim, comida feita no fogão de lenha, além do tradicional arroz com feijão, carne de porco caipira com torresmo, mandioca, molho de frango com guariroba, quiabo, angu de milho verde, lembrando também o tempo de pequi, quando não era época tinha a conserva, tinha este sabor goiano o ano todo. A rapadura e o melado de cana. De manhã lá no rancho, o café com ovos cosidos, peixe frito, milho assado com a casca. Sem pressa descíamos para a ceva, os lambaris e os piaus estavam nos esperando. Levava também uma vasilha com paçoca de carne seca e farinha de mandioca para não perder o costume.

Edson Pintor
Enviado por Edson Pintor em 17/04/2009
Código do texto: T1544553
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.