DEFENSORES DA NATUREZA

DEFENSORES DA NATUREZA

Pairando sobre nossas cabeças centenas de pássaros coloridos de vários tamanhos e formas.

Uma beleza indescritível, cantos maravilhosos que nunca tinha ouvido, numa harmonia de orquestra.

Descíamos de barco pelo belo rio Paraguai, nos dois lados do barco cardumes de Dourados e Piraputangas nos acompanhavam, nos barrancos, capivaras, antas, tatus, veados, onças, jacarés nos observavam com os olhos brilhando de curiosidades, a água estava tão transparente que se via o fundo com a sua vegetação subaquática em movimento Se via lá em baixo, pintados, cacharas, jaús de grandes portes. Mantínhamos em silêncio, deixando o barco rodar com o motor desligado. Até os guaribas nas árvores não rugiam. Um grande tuiuiú passou roçando sobre nossas cabeças, que até sentimos o vento de suas asas, toda essa harmonia não era em vão. Na curva do rio na nossa frente lá estava ele, o Defensor da Natureza com suas vestes prateadas, com sua grande barba branca, com um tridente na mão. Parecia o Rei Netuno defensor dos Mares, falou-nos com uma voz de trovão.

Parabéns! Venho observando vocês há anos, melhoraram muito, não transportam mais peixes fora da medida e soltam também os grandes, não poluem as margens, denunciam os depredadores, não cortam árvores para fazer giráus de acampamentos. Por isso eu os nomeio Defensores da Natureza.

Continuávamos calados, num piscar de olhos ele desapareceu. Também os pássaros os peixes e os animais voltaram ao local de origem. Ouve-se um galo cantando cachorro latindo, pássaros cantando, acordei dentro do rancho da beira do rio Capivarí, levantei com os raios solares passando sobre as frestas da janela.

Abri a porta e vi o nosso amigo Oripe vindo no trieiro com o seu fiel companheiro latindo as curicacas.

Edson Pintor
Enviado por Edson Pintor em 06/03/2010
Código do texto: T2122754
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.