LUZES

Luz de vela – faz-me relembrar de um passado distante, tempo de infância e adolescência que não voltam mais. Em minha terra natal, na roça, não havia energia elétrica, a vela era a opção predominante de iluminação. O progresso, naquele tempo, nem passava perto!

Luz de vela – das brincadeiras com as crianças da mesma idade, do futebol, do pião e das bolinhas de gude, para os meninos; das bonecas de pano e da amarelinha para as meninas, das brincadeiras de roda e de tantas outras, onde a criançada brincava até se cansar...

À noite, como não se podia brincar com a luz natural, brincávamos à luz de vela: era a brincadeira do anel, de adivinhação, e quando havia luar, brincávamos de pega-pega, das cantigas de roda e de outras tantas brincadeiras.

Luz de vela – debruçado sobre o livro de leitura, estudava. A vela crepitando e ziguezagueando nas palavras lidas, forçando a fixar mais no que estava estudando; passaporte da primeira consulta ao oculista, o que muito mais tarde veio a acontecer...

Luz de vela – de banho tomado, cansado de estudar e de brincar, ajoelhado junto ao leito, de mãos postas elevava uma prece ao Pai do Céu, que nos desse outros dias de brincadeira e divertimento, que nos guiasse na vida com saúde e paz.

Luz de vela – o afago materno: um sono tranqüilo, povoado de sonhos e a certeza de ter trabalhado, estudado e ter brincado e não ter feito nada de mal a ninguém.

Luz de vela – Brincadeiras. Luiza: meu primeiro amor. Amor puro, sincero. Uma janela aberta, uma brisa maior, a vela se apaga. Mãos procurando mãos. Alguém acende a vela e a brincadeira continua... Um assopro voluntário: o primeiro beijo. Carícias puras de adolescentes. Promessas de um grande amor...

Luz de vela – o tempo passa. Cresço. O progresso aos poucos vai chegando ao lugar, e com ele a luz elétrica. As velas e os castiçais foram esquecidos em uma gaveta qualquer. Já não necessitam deles.

Luz de vela – Luar. Noite morna de verão. Céu com poucas nuvens. Eu e Luiza. A Lua, madrinha dos enamorados, era a única testemunha dos fatos. Rostos colados, minhas mãos impacientes querendo a tocar... Recebo um “não” como resposta. Tapa nas mãos. Pacientemente retorno aos carinhos: primeiro as mãos sob a blusa, percorrendo os arfantes seios, depois toda a região das coxas, invadindo mais para cima....Mãos apalpando as nádegas.

A Lua, corre apressada para se esconder em uma pequena nuvem. Mãos inexperientes a tatear em lugares nunca antes percorridos, Ícaro a voar no vasto firmamento, na imensidão; nau a zingrar por mares nunca antes navegados, no universo do corpo de Luiza.

Recatada, Luiza foge de meus braços e também de mim. Nesta noite não consegui conciliar o sono. Emoção demais!....

Foi a última vez que estivemos a sós. Nunca esquecerei de ti, Luiza!

Luz de vela. O tempo implacável passa. Torno-me adulto. Tenho de sair da roça, procurar a vida, estudar mais, conhecer outras terras, outras paragens. Afasto-me do lugar. Procuro a vida. Procuro o conhecimento. Procuro as ilusões. Procuro outro amor. Encontro as ilusões do conhecimento e amores múltiplos. E assim vou levando a vida, distante do que acontece em minha cidade natal.

(Luiza também cresceu, tornou-se adulta. Casou-se.)

Luz de vela – Cidade grande - Iguarias à mesa, champagne, penumbra, música suave. Convido-a para dançar.

Luz de vela - No compasso da dança, estreito-a em meus braços. Música no ar, promessas de amor, palavras doces, ditas bem próximo ao seu ouvido. Boca procurando boca, um calor intenso percorre os nossos corpos. Saboreando a música, sem pressa, com os nossos corpos colados um ao outro, íamos desfazendo de nossas vestes.

Luz de vela – Cama redonda, alvos lençóis, mãos procurando os nossos contornos, boca encontrando os seios intumescidos, boca percorrendo todo o seu corpo. Bocas, mãos e dedos atrevidos, o sabor inebriante da bebida; sabor e cheiro intensos do Amor...

Aproximo-me mais e mais, nossos corpos se contorcendo, um vaivém ora cadenciado, ora frenético. Forma intensa de amar!

A noite estava só começando...

Luz de vela – O tempo passa, o lugar cresce. Emancipa-se. Torna-se Município. As pessoas, e as histórias do lugar continuam a ter um ar de nostalgia. Conta-se que em tempos idos, no século XVIII, no tempo da monarquia, o nosso mártir da Independência, o Tiradentes, teria sido personagem da história de nosso Município. Uma curiosidade: é o município que tem o nome maior do Brasil – São José do Vale do Rio Preto.

Luz de vela – Compenetrado em meu trabalho. Um telegrama. Viagem. Uma dor profunda, lembrança dos tempos idos, dos afetos, dos afagos de minha mãe, das brincadeiras, e do primeiro amor...

Luz de vela - Olhos vermelhos, silencio total. Luzes múltiplas. Múltiplas luzes. Velas crepitando. Minha mãe. Flores. O soluço. As lágrimas, a dor maior de perder uma pessoa tão querida.

No silencio do ambiente, comovido, passa por minha cabeça, como um filme da minha vida, os momentos bons e maus, as incertezas, os tempos de criança e adolescência, a vida dura fora, onde procurei dar um rumo melhor à minha pobre vida.

(Não vi Luiza)

Luz de vela – O progresso não te substituirá jamais!

LUZ DE VELA – das brincadeiras, dos afetos, da oração, de lutas e labutas, de tanto amor e de tamanha dor!

ManePorto
Enviado por ManePorto em 29/03/2010
Código do texto: T2166670