Amanhã à meia noite, (horário diferente em vários locais) é o primeiro dia de um novo ano, assim mostra o calendário de alguns povos; não é válido para todos os paises do planeta, ainda bem, porque qualquer pessoa tem o direito de, em qualquer dia, em qualquer mes, dizer:  amanhã começa um novo ano para mim; e está dito. E está feito.
Afinal de contas o que se faz no dia 31 de dezembro?

rituais na beira do mar
oferendas a Yemanjá
diante do altar, uma oração
para o santo da devoção
alguns sobem um monte
outros descem às águas
outros voltam-se para
a cidade sagrada
ou em uma casa humilde
uma prece é pronunciada
o que ficou?
o que vai ser?
e as promessas
que não cumprimos?
os projetos
que adiamos?
os planos
que nem lembramos?

ora! não sou uma poeta conhecida, muito menos estou na mídia, nem na coluna dos mais lidos, porque se fosse, esta prosa estaria em uma folha especial de alguma revista e sendo copiada por muita gente e meu livro seria mostrado no Faustão (arg!). Mas proseio como quer meu coração e ele me diz:
novo ano? não!  você tem um ano novo a cada dia. a cada hora, a cada minuto, a cada agora;
aproveite! dance como os cataventos! cante como os grilos! salte como os sapos; talvez os "engessados" possam dizer que você é louca, e daí?
Corra como os rios, solte-se como as folhas, brilhe como as estrelas, abrace como as trepadeiras, beije como sangue sugas, brinque como bolhas de sabão, ame como os animais, ore em silencio e imóvel,  respeite suas fases como a lua, beije o infinito como o mar  e seja feliz como o pássaro solto no ar.
Feliz Seu Ano Novo, seja ele qual dia for!

e visite o site de uma escritora de um só livro publicado, mas bom de ser lido.

http://www.nabocadanoite.prosaeverso.net/





Imagem: Leibovitz