“O amor, pelo amor, sobre o amor”

Caso os sonhos mais belos pudessem vir à tona da realidade mais que perfeita, possivelmente outra palavra não estaria com tamanha evidência que o “amor”. Todos os sonhos realizados fazem parte de uma disposição do ser em superar os aspectos cotidianos de sua existência, para alçar um vôo muito mais além de suas próprias forças. Na fragilidade em não podermos exercitar qualquer ação através tão somente das energias inerentes ao nosso ser, necessitamos de algo exterior a nós para somar com o interior, promovendo a verdadeira história das mais vividas.

O amor é inerente a todo ser humano, contudo sua essência está fora dele. No externo conhecimento que temos sobre as coisas sensíveis, perceptíveis a olho nu, passamos a contemplar as diversas e mais variadas expressões dos entes partícipes de uma atuação no cosmo de forma divinal. Dado que somos atraídos sempre pelo amor para amar, promovemos uma miraculosa mudança interior, pois o que estava fora entrou dentro do ser, como se já houvesse estado ali antes. Parece estranho mais o Amor habitante dos céus, se encontra no interior de nossas emoções e sentimentos, um lugar familiar e ocupado já por ele. Como isso acontece? Só Deus mesmo para explicar!

Se estivermos de fato vivos e acordamos para a nossa existência diante do adormecimento perceptivo que nossa cultura nos oferece cotidianamente, sabemos que o amor habita todos os lugares, em cada momento pode ser invocado e em todas as circunstâncias da vida realça a verdadeira beleza da existência tão abençoada quanto o fato de sermos cristãos. Tão grande quanto estarmos vivos é ser seguidor de Cristo, o filho de Deus. Com a vida presente no coração de Jesus-Todo-Amor, passamos a habitar nesta ligação única do ser com o próprio Amor, A Essência viva a qual jamais se ausenta de sua função divinal.

Na medida de nossos sonhos mais lindos, o amor se realiza em nossa vida, Deus se manifesta de forma mais precisa e a felicidade tão querida bate à nossa porta nos convidando a aceitá-la. Pelo amor chegamos a mais profunda e inebriante sensação de estar-se vivo. Através de seus frutos, mostramos ao mundo de nossas relações que nada mais importa, nada mais possui valor substancial a não ser estar nele, e por ele alcançar o Amor amante e apaixonado por nossas vidas, sendo Ele o Criador de todas as coisas. Tal vivência revela a nossa própria natureza de seres amantes e amados.

Sobre o amor, encontramos um sem-número de trabalhos, escritos, poesias e livros. Um deles, ainda despretensiosamente e de forma humilde tem como título o mesmo deste artigo. Distribuído apenas para familiares e alguns amigos “O amor, pelo amor, sobre o amor”, deixará o coração desse pequeno escritor e passará para os corações de outros neste domingo, dia de todos os Santos e de seu natalício. Viver na certeza de que o amor está principalmente em nós, é o maior gesto que podemos ter conosco, gerando a conquista da felicidade tão querida, a qual se deve a uma aproximação amorosa com Deus.

Padre Hugo Galvão
Enviado por Padre Hugo Galvão em 03/11/2006
Código do texto: T281452
Classificação de conteúdo: seguro