Croniquinha sobre o espaço da serenidade

Noite após noite entrego o corpo à cama - não como ao amado, em certeza e alegria, mas a um amante, em outro tipo de certeza... ou feito bola em jogo com morte súbita: bola também precisa de descanso.

E o corpo já aceita uns extravios estéticos: a marca entre as sobrancelhas, as linhas de riso e choro, uma certa maciez no baixo ventre, os fios que mensalmente descascam a tinta - natural ou não... As pernas ainda podem com uma mini, mas evitam o uso - especialmente na varanda do segundo andar, por motivos óbvios; também podem dançar e dançar e dançar, mas evitam o uso com aquele sujeito - especialmente depois de três doses de vodka, por motivos não tão óbvios assim.

Os olhos, esses são ex-românticos misteriosos lagos escuros; oceanos outrora turbulentos e altos sob tempestade ou sérios e densos na calmaria, agora estão que nem riacho raso, calmo, com pedras para facilitar a travessia, e de onde um passante pode recolher água pura desde que entre com pés limpos.

Questionam-me: serenidade geralmente acompanha a maturidade, que tem relação com idade - com tempo, portanto!

Respondo que serenidade é um espaço de exercício de observação das coisas, inclusive do tempo: é uma escolha e uma construção.

De novo, sou meio incompreendida, e aceito. E espero.

Serenidade é isso, também.

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 10/08/2011
Reeditado em 11/08/2011
Código do texto: T3150887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.