TRÊS REFLEXÕES

1. MESMO SEM ASAS

Apesar de tudo, voamos. Mesmo com asas de cera e, às vezes, com pensamentos de chumbo. Felizes os pássaros que não precisam enfrentar os semáforos e nem as avenidas no momento do "rush". Riscam livres suas estradas no céu sem deixar marcas. Como os peixes que também trafegam sem deixar vestígios do lugar por onde passam. Como cantava e encantava o velho Lua: "Oh que estrada mais cumprida... oh que légua tão tirana... Ah se eu tivesse asas inda hoje eu via Ana... "... Viver é um alumbramento. E de espanto em espanto vamos seguindo essa jornada sem termo. Voando nas asas do vento. E que a leveza de Ítalo Calvino seja o nosso alento.

-------------------------------

2. A FLOR DE LÓTUS

Uma flor que emerge do pântano e que consegue pairar acima da escuridão. O lótus de mil pétalas. O "abre-te-Sésamo". O chakra da coroa. A auréola de luz. É tempo de casar ocidente e oriente. E perceber que o mundo é um só. Não pelos efeitos da globalização. Mas por saber que, apesar de tudo e de todas as diferenças (seja de cor, credo, raça, religião...)somos mesmo irmãos. E que o mundo, apesar de ser um só, é um vasto universo muldimensional. Onde a educação precisa andar de mãos dadas com a poesia. Pois a Vida pode ser um poema. E se pode educar com alma e coração. E a educação pode vir a ser a flor de lótus brilhando sobre o sombrio pântano da ignorância e da escuridão.

----------------------------------------

3. APRENDER A DESAPRENDER

A educação precisa ser vista na sua dimensão correta. Principalmente de acolhimento, atenção e cuidado com seus professores, com seus alunos, com os pais dos alunos, pois todos somos parte de uma família. Educação solidária, que presta atenção ao aluno de forma integral, que o assiste não só com informações, mas também com apoio, com cuidados especiais de ser humano. Dignidade para todos. Respeito à criança. Estabelecimento de limites, sim. Mas também aquela dose de emoção, de alegria e de consciência de que estamos lidando com seres em formação. O próprio professor também passa por esse processo de aprendizagem cotidiana. Enquanto ensina está também aprendendo. E, finalizo esse minitexto com a grande Cecília Meireles, que disse num de seus poemas: "Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender..."

-----------------------------------------

Obs.: estes três textos foram frutos de comentários que postei na escrivaninha do EDGAR ROCHA, de quem recomendo a leitura do texto EDUCAÇÃO E DESTINO: UMA BALA NA CABEÇA?

http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3235705

--------------------------------------------

Mais uma reflexão extra para se MEDITAR.

O silêncio da noite desperta

o brilho das estrelas de prata.

Meu coração medita e se aquieta.

Minha paz é alegria completa.

(José de Castro)

José de Castro
Enviado por José de Castro em 02/10/2011
Reeditado em 03/10/2011
Código do texto: T3253486
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.