DOSSIÊ - OITAVA PARTE

O SERELEPE ESTÁ LENDO!

Passo a passo o subjetivo mescla-se à matéria fundido o pequeno ao grande.

Conquanto à largas passadas o mundo, descortina-se, e o extraordinário se revela a olhos ávidos, sem espantos, porém, a se arregalar ante o exame da própria capacidade de desvendar.

Enquanto um serelepe sapeca de cabelos encaracolados feito cabelo de anjo, tal como o tempo no tempo também se faz, cada dia mais, lhe alimentam as tantas coisas que lhe vão robustecendo a curiosidade e lhe formando o caráter. E eis que as letras lhe são servidas de pouco a pouco, entretanto o festim lhe enche os olhos e lhe aguça a vontade fazendo-o, querer mais.

Titubeante e algo acanhado o pequeno sai atropelando com sua língua, de tono infantil, as letras, enquanto palavras silabadas por entre os dentes lhe soltam da boca e os lábios vez por outra no exercício do soletrar fazem o Serelepe babar.

Não obstante, ressabiada com os poderes do método da insistência e regramento da disciplina a ignorância vai baixando guarda e envolvendo-se com a curiosidade, promotora do saber – Assim o que estava escuro vai se volvendo a cada momento mais claro pelos os raios do conhecimento, tornando muito próximo o estranho - Precipita-se a admiração, indo ao encontro, fazendo apareser as interrogações, estabelecendo dentro da rotina, um mundo novo, nele um pequeno sapeca que agora ler.

Prosaica a vida se torna nestes instantes, e em sua originalidade o Serelepe lendo de carreirinha – Se encantado com o fantástico mudo dos quadrinhos, reconhecendo seus heróis, e de quando em quando um rizinho maroto e maravilhado a se fazer ouvir por detrás de um gibi.

Agora de mi para ti, meu pequeno Leitor – deixo aqui agregadas às já notórias vantagens da leitura, algumas mais:

Ler, Pequenino,

Leva não somente a um conhecimento teórico, mas traduz-se em uma rotina ampla e expressa, relevando o melhor daquele que com a leitura se afina;

Reserva em si medida certa à introspecção, não obstante favorece ao leitor condições para também incluir os que estão à margem;

Abre caminhos ao pensamento individualizando o raciocínio no estabelecimento de conceitos, ao tempo que corrobora definições, por conseguinte, transforma o que está ao redor – favorecendo o progresso individual e o coletivo.

Parabéns Serelepe e bem-vindo ao mundo inusitado das letras - onde as silabas funcionam como ingrediente principal de uma deliciosa receita, ao serem misturadas formam as palavras e essas habilitam o leitor à condição de letrado, e tal qual passaporte permitem-lhe trafegar pelas variantes do tempo.

Em suma o salutar hábito da leitura define-se como chave mestra das portas do conhecimento – Criando oportunidades àquele que ler de ir além, vez que nas entrelinhas de cada texto a realidade se transforma e os sonhos se concretizam!

Cláudia Célia Lima do Nascimento
Enviado por Cláudia Célia Lima do Nascimento em 06/10/2011
Código do texto: T3261441
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.