Da arte de confeitar

Quem tem medo de mim? Quem gostaria, de fato, de me ver morto, calado....não poluindo este mundo tão belo e tão colorido, pintado com as cores da mentira?

É proibido falar.É proibido dizer a verdade. É proibido contar a todos que debaixo de tanto glacê, de tantas folhas bestas de outono que caem, há um esgoto não muito bonito. Pouco primaveril e pouco elegante... E o glacê não resolve muita coisa. Nenhuma firula barroca, com flores cor de rosa e volutas delicadas, é capaz de disfarçar o cheiro de coisa estagnada. De coisa que foi chegando, parou, morreu e se decompôs em gases venenosos.

Ahhhhh....isso é coisa de homem. Coisa de quem nunca amou. É coisa de quem não aceita a beleza de sentimentos bonitos e edificantes.

Que injustiça....!Pra ser sincero, não tenho o menor problemas com sentimentos edificantes. Até acredito neles. Sério. Nunca os vi muito de perto. Mas acredito. E quem os descreve com tanta propriedade, certamente conseguiu sanar o seu efluente. Conseguiu converter lixo em.....receitas de bolo. E receitas de bolo servem para.....não sei bem para que. Afinal...quem segue uma receita de bolo á risca? Cada um coloca um pitada à mais de alguma coisa aqui e alí.....aí sim. Inventa-se uma coisa chamada originalidade. Sim. A originalidade. Não importa se a essência é gasta, as palavras as mesmas, e os lamentos bobos, os de sempre. Basta colocar um lacinho a mais no bordado barroco e pronto. Todos se desmancham em lacrimejantes louvores á ignorância. Mas.....será que o esgoto foi mesmo sanado?

Cheguei á conclusão de que não sou bom em saneamento. Faço sempre uma lambança com meu esgoto. Ele sempre respinga pra todos os lados. Não poupa ninguém....mas eu aprendi um pequeno truque. Uma maneira malandra (como convém aos sem talento), de disfarçar meu cheiro....Dou outros nomes pra eles...Se as palavras sugerem, se elas podem até te induzir a dizer que o que é muito bom, é uma bela porcaria, podem também até transformar meu metano em odor altamente enjoativo de jasmim. E há quem sinta o cheiro, ame, e queira nunca mais cheirar outra coisa. Desculpe. Não foi por mal. Aprendi com quem vem fazendo isso muito antes de mim.

Só não sou bom mesmo, em confeitar. A coisa sempre sai torta. Difícil de entender. O que era para ser uma flor, vira um tridente do diabo. O que era pra ser um delicado laço, vira uma forca. Mas a forca é opcional...não obrigo ninguém a se enforcar. Vem quem quer.

E assim, entendo que não podendo ser perfeito, não podendo deixar de ser homem e virar poeta de aluguel para cópulas à distância, só posso ser esse grande esgoto para o deboche geral. Sim. Uns nasceram para amantes de serenatas cafonas, e outros para serem o bode expiatório da mediocridade alheia. E eu digo com propriedade: quando a mediocridade se junta, é capaz de expulsar qualquer um do paraíso. E como nos sentimos melhor, quando expulsamos o diferente que não sabe confeitar, e nivelamos a todos no nível do glacê gorduroso, que disfarça o esgoto marrom de cheiro estranho....