O CANTO DOS ANJOS HUMANOS

Parece um disparate

Mas não é parece um absurdo

Entretanto é tudo verdade

E só não escuta quem é surdo

Por volta de 1585 na Espanha

Surgiram uns cantores com vozes

De passarinho que logo foram sem barganha

Engaiolados na Capela Sistina

Tinham vozes angelicais naturais de menina

Não por acaso mais por descaso sem rima

Tinham talento de sopranos naturais

Mais todos tinham gestos femininos

E não podiam contrair matrimonio

Já os que tinham vozes masculinas e

Eram considerados artificiais sopranos

Outrossim, subjugados pelos demais podiam casar...

Os de vozes naturais todos eles sem exceção

Já eram sopranos da Capela Sistina

Faziam parte do belíssimo coro

De talentosos passarinhos bstiais

Naqueles tempos de Bach

Havia concursos nos Tribunais Clericais

De Veneza e Roma para peças teatrais

Nesta época de pico havia milhares

De meninos entre sete e nove anos

E todos eram muito preciosos

Eram denominados de CASTRATI

Assim denominados porque tiveram

Seus testículos removidos por amor

Incondicional pela música sob o peso do horror

Antes de atingirem a puberdade como rebordosa

Uma vez que suas vozes poderiam ficar grossas

Com essa pratica se tornariam cor de rosa

Um adulto cantor com a voz de menino em verso e prosa

Alguns incômodos teriam que surgir

Pela falta de testosterona que deixaria de produzir

Sintomas irreversíveis como o crescimento exagerado

Da epífise ossos e articulações anormais das costelas

Que em contrapartida dariam a eles poder pulmonar

Irretocável e grande capacidade de respiração

Lógico que com um treinamento intensivo

Por amor a musica?! E sob a clave da mutilação...

Muitas vezes eles eram alimentados com ópio

Para não sentirem dor deixa-los alterados

Adormecidos durante a excisão...

Depois eram mandados para o Conservatório de Nápoles

Onde treinavam exageradamente inclusive

Na frente do espelho...

O primeiro Castrati foi encontrado na Espanha

Antes eram os falsettist e tinham o canto mais ágeis

Porem menos natural. Os debates teológicos eram sempre

Grandes por causa da cirurgia mutiladora mais a musica

Para a igreja era necessária como as árias

Até quem um dia o Papa Pio X por volta de 1903

Os baniu da Capela.

Tudo tem um preço e um contra peso

Mais este destino me lembrou da música

De Luiz Gonzaga Assum preto...

"Tudo em vorta é só beleza

Sol de Abril e a mata em frô

Mas Assum Preto, cego dos óio

Num vendo a luz, ai, canta de dor

Tarvez por ignorança

Ou mardade das pió

Furaro os óio do Assum Preto

Pra ele assim, ai, cantá de mió"

Jasper Carvalho
Enviado por Jasper Carvalho em 10/05/2012
Código do texto: T3660719
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