A GRATIDÃO

Ser grato a alguém ou a alguma coisa é antes de tudo reconhecer. Quando reconhecemos, uma energia emana de nosso coração e desperta em nós o mais sincero sentimento de alegria.

Tereza, personagem de Milan Kundera, em a “Insustentável leveza do ser”, dizia a seu amante/marido Tomas “Eu não quero prazer. Eu quero é alegria.” Pois o prazer é efêmero, passageiro, enquanto que a alegria é perene. Principalmente quando a alegria provém de nossa verdadeira essência: a espiritual.

A pessoa que reconhece as coisas boas que a vida lhe oferece é mais feliz, tem alegria. A gratidão atrai alegria. O ingrato por sua vez é eterno insatisfeito, não tem alegria duradoura. Apenas lampejos de prazer que assim como sua insatisfação e ingratidão não trazem a satisfação verdadeira que reside na alma.

A gratidão renova as forças, traz energia vital para continuarmos nossa caminhada de evolução. Ser grato não é apenas uma questão de educação aprendida na infância. Ela não faz bem somente a quem a recebe, mas principalmente quem tem e demonstra gratidão.

Os ingratos são por natureza infelizes. A esses incapazes de gratidão nunca falta pretexto para não tê-la, disse certa vez Flaubert. “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegrem-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” (EPICURO) A gratidão é a própria das almas nobres. Gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário.

Normalmente não nos lembramos de agradecer, mas reclamamos com freqüência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Embora faça parte do ritual dizer obrigado externando o sentimento pela oralidade, ser grato da manhã ao anoitecer é muito mais uma atitude, um comportamento e uma representação interna, a sensação de reconhecimento do que a vida nos oferece.

Quando fazemos isso, abrimos o coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.

O sentimento da gratidão nos liberta da preocupação. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. E na prática se focamos em agradecer objetivamente estamos reconhecendo o lado bom e positivo do que nos acontece deixando de lado a postura oposta de perceber somente o ruim, negativo, limitante, etc, que nos da à sensação de peso, dificuldade, e peleja.

A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Em uma série de estudos experimentais, Emmons e McCulllough – pesquisadores americanos sobre o comportamento humano – concluíram que sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade de vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, com animação, determinação e atenção. Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.

Ao desenvolver o hábito de agradecer, acionamos a energia curativa do universo, da graça benevolente de Deus sempre disponível aos que o pedem, e modificamos as circunstâncias e o ambiente ao redor.

Em muitos momentos de nossa vida, passamos por problemas e situações difíceis de serem resolvidas e, às vezes, é um desafio sentir gratidão por acontecimentos negativos. Mas dificuldades e as perdas nos ensinam muito e nos amadurecem, nos fortalecendo emocionalmente.

Possuir clareza sobre esta questão nos auxilia a desenvolver o sentimento de gratidão por nossa vida em todos os aspectos, nos trazendo equilíbrio, compreensão e amor por tudo e por todos.

Seja grato pelos favores recebidos, pela vida que pulsa em você, pela vida a sua volta. Seja grato pela família, pelo trabalho, pelos amigos, pelas condições de vida. Seja grato por sua terra natal, seu estado, sua nação. Seja grato pelas dificuldades, pelos problemas, por suas fraquezas, suas limitações.

Ser grato pelas mazelas e limitações não significa querer valorizá-las, mas tirar delas aprendizados, feed backs de crescimento pessoal. É reconhecer-se limitado como trampolim para a superação a caminho da excelência como é o desejo do coração de Deus. Sede perfeito como o Pai do céu é perfeito.

GLEISSON MELO - Master Coach Sistêmico.

Atendo pessoas individualmente bem como a empresas auxiliando-os em processos de mudança e aperfeiçoamento. E-mail: gleissoncoach@gmail.com / atendimento@institutolapidar.com.br

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 25/08/2015
Reeditado em 29/12/2019
Código do texto: T5359194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.