Sim. Nós precisamos.

“Você deveria me agradecer por fazer isso”

22 de agosto de 2015. Sábado. Dia do aniversário de Maria. Uma menina doce. Alegre. Comunicativa. Que adorava pintar e desenhar. Quinta-feira antes do seu aniversário, Maria comentou com seus colegas de classe o quanto estava ansiosa para completar catorze anos. Maria não voltou para contar sobre seu aniversário. Porque Maria foi estuprada novamente por seu irmão. Sim, novamente. Na primeira vez, aos nove, ele ameaçou matá-la se alguém soubesse. Dessa vez ele não precisou ameaçar. Pois Maria foi encontrada nua. Ainda com vida. Com o rosto completamente desfigurado das pedras que seu irmão mais velho lhe dera como presente de aniversário. Maria não resistiu.

“Sorria. Mostre-me que você está feliz”

27 de maio de 2015. Quarta-feira. Um dia marcante na vida Daniele Rodrigues Feitosa. 17 anos. Que segundo as amigas, era feliz e uma das garotas mais populares da escola. Parecia ser um dia normal como qualquer outro. Daniele iria voltar para casa e ajudaria seu pai no comercio. Mas Daniele não chegou. Daniele e mais três amigas, com idade entre 15 e 17 anos, foram encontradas desacordadas, após serem estupradas e espancadas por quatro homens na cidade de Castelo, no Piauí. 8 de junho de 2015. O corpo de Daniele é sepultado em meio a choro, revolta e incredulidade.

“Por que você está chorando? Foi divertido”

17 de julho de 2015. 08 de agosto de 2015. 15 de agosto de 2015. Natal, Rio Grande do Norte. Três mulheres são violentadas e espancadas por três homens, enquanto seus parceiros se encontravam amarrados. Os suspeitos foram detidos e aguardam julgamento. Dois são menores.

“Se contar para sua mãe eu te mato - eu te mato - eu te mato”

A cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas no Brasil. E pra que precisamos do feminismo? A cada quatro minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. E Pra que precisamos do feminismo? A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil. E Pra que precisamos do feminismo? Pra que? Pra que? Pra que?

Precisamos do feminismo por existir homens achando que suas esposas lhes pertence.

Precisamos do feminismo pelas diferenças gritantes de oportunidade de emprego e salários iguais em relação aos homens, mesmo tendo a mesma formação.

Precisamos do feminismo pela sociedade que impõe padrões estéticos que jamais serão alcançados.

Precisamos do feminismo pelas mortes em clínicas clandestinas todos os dias.

Precisamos do feminismo porque negras ainda são fetichizadas.

Precisamos do feminismo porque lésbicas ainda são fetichizadas.

Precisamos do feminismo porque classificam mulheres em “para casar” e “para transar”

Precisamos do feminismo, sobretudo, para que Marias, Danieles e muitas outras mulheres deixem de ser estupradas, mortas e, depois, simplesmente esquecidas.

Gonzaga Neto
Enviado por Gonzaga Neto em 27/08/2015
Reeditado em 27/08/2015
Código do texto: T5361189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.