Ter esperança é importante, ainda que o mundo diga o contrário

Paulo de Tarso, um dos maiores poetas da história do cristianismo, uma vez disse que tudo passaria com exceção de três coisas: a fé, o amor e a esperança. Não tenho como discordar dele, de fato, existe um momento na vida que ou você se agarra ao que é mais importante, e aprende realmente a se importar com o que é importante, ou você se resume à sua redoma, à sua zona de conforto, ao seu egoísmo protetor, ao seu habitat anti-riscos. O que Paulo disse pode ser dito de forma mais significativa, e mais tocante, a verdade é que somos substituíveis, somos frágeis, somos passageiros, além desses adjetivos serem adequadíssimos para nós também o são para nossas obras, nosso legado, poucas coisas são duradouras na vida e têm o poder de nos circunscrever em alguma forma de eternidade. Vidas eternizadas são vidas que amaram, de preferência de toda alma e de todo entendimento, o que é inominável e o que é semelhante, vidas eternizadas são vidas que creram e tiveram fé apesar da lógica, do absurdo, das evidências e das dúvidas. Vidas eternizadas foram vidas que nunca deixaram de ter esperança. São essas três coisas que nos constroem com verdadeira autenticidade.

O fato é que o mundo de vários anos para cá tem construído uma ideologia totalmente diferente, tem nos contaminado cruelmente, nos manipulado impetuosamente, o pior, no fazendo querer e desejar tudo isso, para que pensemos diferente. Hoje a vibe é ser individual. Afinal, para construir sonhos, alcançar metas, ter prosperidade e encontrar o sucesso apenas no caminho que se guia sozinho é possível. Trabalho de equipe até existe desde que MEUS objetivos sejam alcançados. Religião? Claro que existe. Para fortalecer meu ego e me fazer tão poderoso que até com deuses eu posso barganhar? Caridade ou fraternidade são coisas descartáveis, se possíveis que sejam feitas para que eu me convença que sou uma pessoa boa e que mereço ter sucesso, se contudo o tempo não me permitir esbanjar graças alheias então que eu continue me preocupando apenas comigo e com meus desejos. O mais característico de tudo nesse mundo e nessa sociedade é então a ideia: “Seja sempre lógico, não corra riscos, não crie expectativas”.

Lispector diria: “Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!” e obviamente também concordo com ela. Acho que a disposição mais autêntica de se viver é aquela que é entregue, não ao ego e à constante pressão para se proteger de tudo, mas a entrega à vida, ao amor, à esperança, e infelizmente a todas as frustrações que isso inevitavelmente trará. Como assim?

O mundo não tem esperança porque é débil, é fraco, e construiu-se assim consumisticamente nesse ego amedrontado que se põe em primeiro lugar antes de tudo inclusive de sentir medo e até mesmo aprender com isso. Sendo assim alcançar as metas com o mínimo de sofrimento possível é o ideal para a sociedade.Construir relacionamentos que nos dengam ao invés de nos fazer crescer pela dor, ou pela dor nos levar a novos horizontes para além dos nossos desconfortos. Isso é negar a esperança. Porque ter esperança é ter esperança ainda que se quebre a cara. Ter fé é continuar acreditando ainda que nos frustremos. É por definição. Amar é amar ainda que nos odeiem. Esperar que haja recompensas por ser assim é ser somente interesseiro com talvez alguma intenção boa… kkkk

E a falta de esperança, a grande habilidade do mundo em desaprender a acreditar, ter fé e esperança é um perfeito reflexo de todas as catástrofes que ocorrem. Primeiro porque com fé, amor e esperança toda catástrofe fica bem mais leve, segundo porque com fé, amor e esperança as pessoas são menos catastróficas, tire essas três coisas das pessoas ou ensine outras dizendo que são estas e você piora todo o mundo.

Não criar expectativas para muitos é sabedoria, de fato, é uma defesa, mas para mim é somente não viver com originalidade – e olhe que já quebrei muito a cara. Você só consegue desfrutar de um degrau o desejando de todo coração. Se é surpresa tudo bem… Se é desejo… então se entregue – e SONHE! Com expectativas os sonhos não tem apenas o poder de voar, eles se eternizam, se tornam as partes da sua alma que tem o poder de transcender tudo que é finito. Se há algo divino na imagem que é o homem é o poder de criar antes de criar, ou seja, de sonhar com todas as forças por uma coisa antes de realizá-la.

E por que é tão importante ter esperança? Bem… Há muitos motivos. Primeiro temos que saber se você está bem como está, se está satisfeito com o que tem, se gosta de viver imergido nesse mundo que é como é. Está? Então, não mude. Ignore. Continue com suas metas, se acha que dá certo, go on. Entretanto se há em você o mesmo desconforto que há em mim você já deve ter percebido que há algo de muito errado na forma que as pessoas tem vivido. Não é paradoxal o século onde mais se encontra “autoajuda” ser também o século da “depressão”? Até parece que uma coisa formenta a outra. Não é paradoxal ver que as pessoas falam tanto em amor, em fé, mas somente parece aumentar a quantidade manipuladores pilantras que se apropriam exatamente disso para promover seus desejos hediondos? E pior – promover nos pequenos o desejo de serem tão egocêntricos e hediondos quanto eles? Há algo sem sentido nisso tudo. Algo não funciona.

Nos acostumamos a pensar que dores duram para sempre enquanto a vivemos, somos como crianças desesperadas quando a vida a dói, como que se nossas dores apenas mostrassem que não aprendemos ainda a viver, afinal, se a dor é parte da vida, para quem sabe viver, sabe viver ainda que nos tempos de crise. Chorar não é proibido, o que deveria ser é o ato de ser covarde. Por que dizer não aos riscos se são eles que construíram os grandiosos de espíritos?

E ter esperança é ter exatamente o quê?

Não existe esperança que me paralisa no presente, não existe esperança que me quer congelado no presente esperando pelos dias de alívio. Esperança além de refrigério para a alma é uma força imparável que me obriga a caminhar, passo por passo, sempre para frente. Em outras palavras… Esperança não é crença, esperança é estado de espírito que me obriga a ação, esperança é agir.

Não existem dores que duram para sempre, ainda que durem toda uma vida, elas, todas elas têm fim. Não somos especiais porque choramos, mas podemos ser se continuarmos caminhando mesmo com a vista embaçada graças às lágrimas. E se esperança tem caráter, se Esperança é Alguém, porque continuamos esquecendo que mesmo morrendo é GARANTIDO que estaremos nos braços desse Alguém no final de tudo?

Esperança é ter convicção que tudo passa, até a conquista passa, menos a própria esperança. Esperança é mais do que crer, esperança é viver, entregue aos riscos, fora da zona de conforto – pois só além dela é onde se está a essência dos outros -, com autenticidade pura para continuar sonhando ainda que a vida se entenebreça. Ter esperança é ser uma espécie diferente de ser humano, uma rara, uma que as escolas não ensinam, nem as mídias, nem a religião, por quê? Porque os esperançosos são aqueles que tem o poder de destruir qualquer sistema. E esses são aqueles que verdadeiramente dão medo.

Por isso eu digo, tenha esperança. Quer a vida diferente? Então mude você ela. Aja. Acredite que é possível apesar de tudo.

Contamine-se. Seja também você um salmista moderno.

~Leandro Santtos

ACOMPANHE-ME:

https://salmosmodernosblog.wordpress.com/2016/12/21/ter-esperanca-e-importante-ainda-que-o-mundo-tenha-dito-o-contrario/

facebook.com/LeandroSanttosSM/

Leandro Santtos SM
Enviado por Leandro Santtos SM em 21/12/2016
Código do texto: T5859234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.