Ter fé não é sinônimo de ser bom. Muito menos de estar certo. Vista de maneira exclusivamente religiosa e moralista a fé perde um pouco da sua beleza, o que é injusto. Por ser algo que me parece essencial. E digo isto um pouco insegura, por que me encontro totalmente desacreditada de tudo..

Mas ultimamente me pego refletindo sobre a fé, a sua importância e no que ela consiste..

Se assegurar em um Deus, um mantra, na vida e em si mesmo, faz com que o peso se torne mais suportável. Ter algo a sua frente que ao menos tente explicar os motivos de tanta coisa sem sentido, e simplificar o que parece impossível de entender, é reconfortante..

Ter firmeza ao pisar no chão por confiar, que mesmo que caia, alguma coisa vai te amparar e aliviar a possível dor. Ter a certeza de que não importa o quão violenta seja a guerra, o final feliz é uma possibilidade.

A fé no amanhã, a fé no poder da positividade, na busca pra ser melhor. A fé na necessidade do ontem. A fé na generosidade do dia amanhecendo. A fé na vida e nas prioridades que ela te apresenta.

É um suporte que pode nos salvar de nós mesmos e aliviar o barulho da nossa mente e os problemas que ela causa..

A falta de fé leva um homem a loucura. Mas o excesso cega, também.  Existe então um equilíbrio a ser conquistado. Visto que quando não temos no que acreditar e no que se segurar somos um barco sem destino, não temos nenhuma quase certeza.

Porém se acontece o contrário, em excesso, deixamos de ser o responsáveis pelas nossas escolhas e erros e culpamos o mundo.. Acreditar fielmente nos impede de enxergar o lugar onde estamos.

O excesso é o perigo!

Ter fé é diferente de ser religioso. Seguir normas e padrões automaticamente, não é acreditar numa nova possibilidade. E a religião é só uma invenção do homem para entreter a fé. A própria religião é o excesso. Tanto a ela voltada para um deus, quando para si mesmo..

Temos um equilíbrio a ser conquistado..

A fé é essencial, acreditar em uma nova possibilidade mesmo que não a enxergue ainda.. Esperar amanhecer é fé.. Continuar seguindo uma estrada mesmo no escuro, acreditando que logo vai amanhecer, é fé.

Se encantar com uma rara beleza depois de uma guerra é o poder da fé.

Fé na vida, otimismo, esperança. São importantes para se manter lúcido.