POR QUÊ DEPOIS EU CONTA?

A expressão ‘depois eu contA' é uma silepse de pessoa, uma figura de linguagem que deve causar primeiro a estranheza de se observar a 1ª e a 3ª pessoa na mesma oração. Com o propósito de deslocar quem lê para ambas as situações, a de leitor e a de quem escreve, espera-se alguma epifania e, da estranheza, que o verbo entranhe.

A expressão ‘depois eu ContA’ também sintetiza a fragmentação do sujeito que, nesse tempo de absoluta banalização, padece da esquizofrenia dilacerante provocada principalmente pelas mídias.

A expressão ‘depois eu ContA’ reserva na leitura para um futuro, para o depois, a ressonância da palavra lida e, na criação do agora, a participação no lido.

Colocando a ação em ambas as mãos, a do eu-lírico e a do leitor num coro de vozes, de polifonia, o poeta pretende provocar reflexão, compartilhar estética, criar alguma beleza e congregar pessoas sob as asas da palavra – as asas da poesia!

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 01/04/2018
Reeditado em 01/04/2018
Código do texto: T6296907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.