UM ANO COM HELENA

Há um ano te ouvi chorar pela primeira vez. Um único choro, suave e sonoro que soa até hoje em minha memória. Ouvi os médicos e auxiliares exclamarem como eras grande, 3,655 kg e 50 cm. Na sequência, a vi passar nas mãos da enfermeira, toda rósea mexendo-se no espaço a estranhar o novo ambiente. Foste pesada e colocada em contato com sua mãe, o primeiro contato externo com a pele materna. Foste vestida e na sequência recebi-a em meus braços e contemplei-a com reverência.

Estagnado só conseguia te olhar e observar seus primeiros movimentos. Depois aproximei de sua mãe com você nos braços. Tocamos e lhe beijamos, nossa filha tão esperada e amada antes de sua existência. Foi um dia mágico, 04 de abril de 2017.

Nesses primeiros 12 meses vimos você receber seu primeiro banho, dar seus primeiros sinais de personalidade forte, suas cólicas, seus choros, seus sorrisos, suas expressões de contenta e descontentamento. Seus primeiros movimentos e locomoção. Seu primeiro suco de laranja no copo agarrado com gana e desejo. Vimos e sentimos seu calor e amor dando sentido e sabor pra nossa existência com um tempero novo, nunca dantes experimentado por nós, seus pais.

Há um ano desejávamos sua vinda e hoje rendemos graças por seu primeiro ano conosco, nos ensinando, com seu existir, uma nova modalidade de amor, ensinando-nos a olhar a vida com mais delicadeza, com mais atenção aos detalhes, às pequenas alegrias que temperam os nossos dias, como um simples sorriso ante um olhar e um chamar pra perto com suas mãozinhas em movimento. Mãozinhas que congregam.

Como é bom Helena, dar-te de mamar na madrugada e sentir sua mãozinha roçando minha barba como quem agradece o alimento e o carinho. Como é bom sentir seu calor ao deitá-la no berço. Como é bom brincar com você e ver sua agilidade pra subir e descer do sofá, para engatinhar agilmente pela casa, como uma tartaruguinha em busca do mar. Como é bom ver você se firmando e caminhado pela casa, se desenvolvendo cognitiva e motoramente. Como é bom tê-la conosco levando-nos a nos reinventar como pessoa, como pai e mãe, como tutor e educador.

Feliz Aniversário Helena, feliz existência que hoje celebra seu primeiro ano. A festa é sua e o presente é nosso. Um beijo de seu pai que muito lhe ama.

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 03/04/2018
Código do texto: T6299064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.