Amor e amizade pelos cachorros
 
Participo minha vida com os cachorros e eles me ensinaram a ser feliz. Fiéis companheiros e quão amáveis são com as pessoas que os tratam bem. Muitas vezes, em suas curtas passagens pela terra, marcam nossas vidas para sempre, ensinando-nos a cultivar o amor e a amizade sincera. Interpretar os sinais desses pequeninos seres é algo que nos fascina. Empenham-se permanentemente em assegurar-nos aquela indelével amizade, que qualificamos carinhosamente de “fidelidade canina”. Adoecem quando adoecemos, ficam tristes quando também estamos, mas dentro de toda esta precisão perceptiva emocional, ajudam-nos a curar. O rabo empinado, balançando intermitentemente, denota alegria. Deitam carinhosamente suas cabecinhas sobre o nosso colo, pedindo um pouco de atenção e carinho. Lindos, quando deitados em suas caminhas ou ao nossos pés, quando parecem dormir o sono dos deuses, na mansidão e quietude do nosso lar. Lambem e cheiram tudo, num incansável reconhecimento do terreno ou das pessoas que tentam se aproximar. Adoram brincar e insistem em serem notados. E, quando as crianças, num ímpeto de alegria, deles se aproximam e tocam seus pelos macios, elas costumam se emocionar e quase sempre se arrepiam, num cenário bonito de alegria e puro contentamento.Vivemos momentos de felicidade extrema ao lado deles e, é isto que deve ser lembrado para sempre.
 
Cito algumas frases de autores diversos sobre cachorros em que consegui enxergar uma ordem de amor e amizade eterna:

 
"O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cachorro." (George Graham Vest)
 
“Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão.” (Marquês de Maricá)
 
"Não há nenhum psiquiatra no mundo como um cachorro lambendo seu rosto." (Bern Williams)
 
"Cães têm uma forma de encontrar as pessoas que deles necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem." (Thom Jones)
 
"A história tem muito mais exemplos de fidelidade dos cães do que dos amigos." (Alexandre Pope)
 
"Um cão abana a cauda com o coração." (Martin Buxbaum)
“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.” (Immanuel Kant)

 “Com cachorros, eu não aprendi apenas como é ter um animal de estimação, e sim a ter um amigo de verdade” (Gabriel Thomson Gusmão)

“Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem.” (Mark Twain)

Eles podem destruir seus sapatos, seus móveis, seu jardim… Mas nunca o seu coração. (Autor desconhecido)

Quanto mais conheço a humanidade mais eu amo os meus cachorros…(Raul Seixas).