Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Amor ou Paixão?

Paira no ar, um assunto muito comentado há séculos e séculos, porém em grande evidência atualmente: AMOR e PAIXÃO. Talvez isso esteja ocorrendo pelo grande momento de desamor atual.

        E intelectualizando os sentimentos, várias teorias vêm sendo lançadas e afirmadas como corretas.

        O que talvez, ninguém tenha ainda percebido, é que o tema é muito antigo, e que sempre gerou muita polêmica. Os “experts” no assunto afirmam que uma coisa nada tem a ver com a outra. Os “doutores em religião” dizem que Deus é AMOR e o Diabo a PAIXÃO. Que a PAIXÃO faz mal e o AMOR é um BEM MAIOR. Ou seja, por habitarmos o campo da polaridade, onde tudo é fundamentado no sentido dualístico, tipo: SIM/NÃO, temos a estranha mania de tudo classificar, porém de forma excludente. Nossa mente discriminatória e classificadora ignora a máxima de que o equilíbrio é o resultado do mesmo nível dos pratos opostos da balança. Ignora também, que um só existe porque o outro também existe, e que as diferenças, como sempre digo, não são para dividir, mas para complementar.

        Mas voltando ao assunto AMOR/PAIXÃO, sinto, que se, a PAIXÃO é fogo e o AMOR é calor, um não pode existir sem a presença do outro. Errada ou certa, não sei, pois não me julgo possuidora de “verdades”, apenas questionando sempre. Existe Paixão sem Amor, entretanto, não creio que possa ter existido Amor, sem antes o fogo da Paixão ter sido aceso.

Acredito que a Paixão é algo inerente a nossa constituição fisiológica, e que o Amor é um processo de construção iniciado por essa Paixão. Acredito que o Amor é a transformação da Paixão. Assim como acredito também que esse Amor ainda terá que ser transformado, tipo: FOGO – CALOR – LUZ, ou seja: PAIXÃO=FOGO/AMOR INDIVIDUAL=CALOR/AMOR UNIVERSAL=LUZ.
Tania Lacerda
Enviado por Tania Lacerda em 09/09/2007
Código do texto: T645527

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Tania Lacerda
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 62 anos
7 textos (1037 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 06:26)
Tania Lacerda