"VIVER E ENVELHECER COM DIGNIDADE".....

Viver e Envelhecer com Dignidade

A interpretação do viver e envelhecer com dignidade nos confunde um pouco. Muitas pessoas acreditam que envelhecer com dignidade se resume em dormir, acordar e tocar a rotina do dia a dia. Viver é tudo! Viver é muito mais do que isso! Viver é gostar da vida como um todo. Sair, passear, malhar, se divertir e interagir. Dançar, participar, aplaudir e curtir. Apreciar as belíssimas músicas que, de certo, marcaram a tua vida em algum momento. Assistir bons filmes, almoçar fora e nunca deixar de comprar aquilo que gostas, claro que tudo isso dentro de suas possibilidades. Mas, tudo é possível quando se quer de verdade. Cortejar a natureza, reverenciando sempre as florestas os rios e o mar, além de apreciar as estrelas que colorem o firmamento nas belas noites de luar. Enfeitar tua casa com flores. Adotar e dar carinho aos bichinhos de estimação, que muitas vezes, tanto necessitam de nosso carinho e proteção.

As pessoas que se trancam em seu mundinho, muitas vezes esquecem que há tanta vida lá fora, para ser vivida. Lulu Santos em uma de suas belas músicas diz: “Não adianta fugir/ Nem mentir pra si mesmo/ Agora, há tanta vida lá fora.... Com a idade chegando, somos obrigados muitas vezes a repensar o nosso modo de vida. Nesta fase da vida, que tal esta outra bela música dos Titãs- Go Back: “Só quero saber do que pode dar certo/ Não tenho tempo a perder”.

Belchior compôs uma belíssima canção, de cujas estrofes musicais, destacam-se estas: “Viver é melhor do que sonhar/ E, as aparências não enganam não/ Mas, é você que ama o passado e que não vê/ Que o novo sempre vem/ E hoje eu sei, que quem me deu a ideia/ De uma nova consciência e juventude/ Está em casa, guardado por Deus, contando o vil metal/ Minha dor é perceber , que ainda somos os mesmos, os mesmos que vivemos, como os nossos pais”.... Velhice não significa que você esteja se aposentando da vida.

Ah, mas as pessoas são diferentes dirão aqueles que não curtem nada. Existem pessoas que são extremamente precavidas e dizem que não podem gastar nada agora, porque estão sempre pensando no amanhã. Que amanhã? O amanhã pra quem já atingiu certa idade, é hoje. O amanhã musicalizado para estas pessoas, também, seria assim: “O que será o amanhã? Responda quem quiser, o meu ‘destino’ será como Deus quiser”.

E já que estamos falando em destino, acrescento: No famoso filme “O Último dos Samurais”, aparece um diálogo em que o líder dos samurais, Katsumoto, pergunta ao personagem interpretado por Tom Cruise: “Você acredita que um homem pode mudar o seu destino”? E, o personagem responde: “Acho que o homem faz o que pode, até o seu destino se revelar”! Em suma, o que ficou claro, implicitamente, neste diálogo, é que o próprio homem é quem faz o seu destino.

As pessoas muitas vezes parecem mais velhas do que parecem, pelo simples fato de terem escolhido um modo de vida recluso em seus lares. Quando alguém convida estas pessoas pra sair, passear, elas respondem simplesmente assim, Ah, eu já estou muito velha pra essas coisas. Certa vez ouvi uma sábia resposta, para isso: Velha! Que velha! Velha é quem fica em casa.

Em algumas viagens que já fiz na minha vida, nestes últimos tempos, sim, porque adoro viajar, tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas com extrema dificuldade de locomoção, umas até em cadeira de rodas, conduzidas por pessoas próximas a elas, que não se intimidavam com nada e participavam ativamente dos passeios e com muita alegria. Uma bela lição de vida.

Gonzaguinha também compôs este hino à vida: “O Que É, o Que É?” Cujos versos nos colocam pra cima: Eis alguns: Eu fico com a pureza da resposta das crianças:/ É a vida! É bonita e é bonita!/ Viver é não ter a vergonha de ser feliz,/ Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz,/ Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será,/ Mas isso não impede que eu repita,/ É bonita, é bonita e é bonita. Mais adiante ele ainda recitava: Somos nós que fazemos a vida,/ Como der, ou puder, ou quiser;/ Sempre desejada, por mais que esteja errada;/ E ninguém quer a morte, só saúde e sorte...

Um famoso cardiologista do Rio, que participou de um debate, onde se discutiam fórmulas para envelhecer sem perder a qualidade de vida, disse textualmente, que bons relacionamentos nos mantêm livres e saudáveis e, que podemos nos vacinar de nossos problemas, mantendo contato com os amigos. Enfim, aconselha que as pessoas saiam da toca. A qualidade de vida é fundamental na vida das pessoas, principalmente, para aquelas tachadas como a turma da Terceira Idade ou suavizadas eufemisticamente como turma da Melhor Idade.

Portanto, faça valer a pena. A vida é bela, principalmente, para aqueles que já viveram uma boa etapa de sua vida e, não podem voltar mais no tempo. Chico Xavier, com toda a sua candura espiritual disse certa vez: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Epitáfio são frases escritas sobre os túmulos e nas campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas. Portanto, não queiras em vida que cometam um absurdo ou até mesmo um sacrilégio de tentarem colocar em tua lápide, alguns desses versos de arrependimento, embora belíssimos, musicalizadas pelos Titãs: Devia ter amado mais/ Ter chorado mais/ Ter visto o sol nascer/ Devia ter arriscado mais/ E até errado mais/ Ter feito o que eu queria fazer.... Devia ter aceitado/ As pessoas como elas são/ Cada um sabe à alegria/ E a dor que traz no coração.... Devia ter complicado menos/ Trabalhado menos/ Ter visto o sol se pôr/ Devia ter me importado menos com problemas pequenos/ Ter morrido de amor... Queria ter aceitado/ A vida como ela é/ A cada um cabe à alegria/ E a tristeza que vier......

Portanto, nunca deixes que o acaso te faça uma surpresa e, faça sempre valer a pena, que vale a pena viver.