Amor entre amigos

Por sua própria definição, amor e amizade percorrem juntos os caminhos da vida. Amor é o “sentimento que predispõe a alguém a desejar o bem de outrem, sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a alguma coisa”. O mesmo significado tem a amizade, aquele “sentimento fiel de afeição, simpatia, estima, ternura entre pessoas que, geralmente não são ligadas por laços de família”. Lendo as duas definições, é impossível saber qual é um e qual é outro.

Amor e amizades são sentimentos, certo? Amigos sempre desejam o bem de outrem. A gente tem dedicação absoluta aos amigos. Somos capazes de acordar de madrugada, só para ficar ouvindo divagações sobre a existência. Tomamos café da manhã na hora do almoço, ficamos sem dormir quando aquela amiga imagina estar com problemas sérios, embora seja apenas um alarme falso. Escutamos, durante horas seguidas, as virtudes do companheiro que ela, semana passada, havia classificado como o pior homem do mundo.

O mesmo é o amor. Amar — pelo menos na maioria das vezes — requer fidelidade, afeição. Simpatia, estima e ternura que, geralmente, não são ligadas por laços de família. Para amar, você tem que ser simpático ao outro, estima-lo, pontuar sua relação com ternura apaixonante, capaz de ser eterno enquanto durar. Não é a mesma coisa? Os dois não têm o mesmo significado?

Existe um ponto deste caminhar em que amor e amizade chegam a uma encruzilhada: ou continuam na mesma estrada (cada um em sua pista) ou tentam seguir juntos, enfrentando o que passa a ser desconhecido. O amor é “aquela inclinação forte por pessoa de outro sexo (nem sempre), geralmente de caráter sexual, mas que apresenta grande variedade de comportamentos e reações. Já a amizade, de acordo com o dicionário, não esta ligada à atração sexual.

Mas, o que acontece se estiver? O que fazer quando um dia, de repente, você abre os olhos no meio de um sundae de chocolate, vê um pinguinho de sorvete no queixo dele e fica louca? O que fazer quando você sabe que os dois poderiam ser amigos a vida inteira, mas, como namorados, não irão durar um mês? Quando acorda no meio da noite, apavorado com o sonho nada infantil.

Amizade poderia ser apenas mais uma das variações do amor (e será que realmente não é?), sem muitas complicações, só com os prazeres de amigos. Profundo e simples. Amor deveria ter como base a amizade, dedicação, ainda que ele termine um dia. Encontrar aquele amor na rua, poder beija-lo sem culpas ou ressentimentos. Convida-lo para sua festa de noivado, sem medo de escândalos. Ficar apenas boas recordações. As ruins, a gente deleta. Amizade e amor andam juntos. O problema é quando separamos e aí, cada um vai para seu lado.

agosto/2005

SUZY
Enviado por SUZY em 31/10/2005
Código do texto: T65683