Sente-se! De preferência no lugar mais confortável e arejado da tua casa.

Em posição de oração foque na fé. Repita milhares de vezes, eu tenho fé. Continue repetindo isso exaustivamente. Alterne com: "o senhor é meu pastor; nada me faltará" salmo 23-1.

Provavelmente depois de algum tempo, tudo que você deseja começará a cair do céu. Claro que esse tempo não é o mesmo para todas as pessoas já que ele vai depender do tamanho da tua fé.

Sabe aquele vestibular numa universidade federal que você queria tanto passar? Pois é, basta checar a lista de aprovados que normalmente sai no final de janeiro. Se você tiver muita fé não precisa nem ir à faculdade para olhar no mural a lista dos aprovados. Automaticamente a lista despencará em suas mãos, como aquelas máscaras de oxigênio que caem do alto dos aviões quando há despressurização.

Passou no vestibular? O projeto fé continua. É necessário confirmar interesse por vaga. Mas, não se preocupe com o prazo, a fé também resolve isso.

As aulas começam normalmente depois do carnaval, exceto para os que tem fé. Para os que têm fé depois de exaustivos quatro anos, alguns cursos, como engenharias são cinco, medicina sete, você está formado, na fé claro.

Poxa, o mercado de trabalho anda tão exigente. Acho bom você engatar um bacharelado ai nesse teu curso. Alguns cursos já o trazem embutido na licenciatura. Fez medicina, direito? Vai ter de fazer residência médica e o tão temido exame da ordem, respectivamente. Ficou preocupado? A fé resolve, bobo! Pensando bem depois do bacharelado é bom fazer também um mestrado, depois doutorado, um curso de língua estrangeira, e por aí vai. Isso vai depender da quantidade de fé que você está disposto a investir nisso na sua carreira profissional.

Depois de tantos anos de árduo trabalho com certeza você vai precisar de uma dose extra de fé para passar em um concurso público ou pelo estreito funil do mercado de trabalho, sendo que um não descarta o outro. Nessa hora fé misturada com cafeína, pó de guaraná e mel dá um ânimo legal. Afinal não é fácil passar meses estudando uma média de dez horas por dia. Ou isso é coisa de concurseiro? Me esqueci que tantas horas de estudo é só para quem não tem fé. Como eu pude me esquecer de algo tão importante?

Pronto! Bom menino! Eu não disse que bastava ter fé? Depois de tanta fé é mais do que merecido um trabalho digno. Aqui é a hora de te olharem com desdém e soltarem o tão famoso discurso da falta de oportunidade, racismo, preconceito, capitalismo e sorte. A sorte não pode faltar. Não estou dizendo que nada disso exista. Muito pelo contrário, existe, é um problema sério, nas já é uma outra história. Para que se preocupar com isso se a fé dá jeito?

Enfim, depois de tudo isso é necessário só e tão somente se manter atualizado dentro da área que você escolheu. Fácil, fácil! Principalmente para as mulheres que são casadas, têm filhos, casa e marido. Ficou preocupado? Ora, ora, ora, a fé também dá jeito nisso. Nessa parte não sei porque me deu uma canseira danada. Acho que tá faltando cafeína em minha fé.

E aí, já colocou na lista da tua fé aquela viagem para Europa? A minha é para a Austrália, mas tá difícil arrumar vaga nessa tão bendita fé, viu?!

(Edna Frigato)

Moral da história, fé sem trabalho não é nada.

“Faça a tua parte que eu te ajudarei” - ditado popular atribuído a Jesus Cristo, mas não encontrado na bíblia sagrada.