A Grande Terceira Guerra

Nasci alguns anos após o final da última grande guerra e, desde criança, ouvi dizer que a Terceira Guerra Mundial provavelmente dizimaria uma grande parte da raça humana. Acho que chegamos lá e nem percebemos. A diferença é que eu, na minha inocência, acreditava que seria uma luta entre um país rico e outro país rico, em busca de maior riqueza. Que esses países inventassem bombas terríveis e com toda a guerra pudessem demonstrar quem era o mais forte. Eu estava errado ... muito errado!

Descobri que o país mais forte da Terceira Guerra Mundial não é o que tem mais armas de fogo. Não é o que você investiu em força militar ou armas nucleares. O país que vencerá a guerra é o que soube investir em Ciência, Saúde e sua infraestrutura hospitalar, porque o inimigo não morre com um tiro; ele é invisível. Mas em outra coisa ele estava certo: muitos vão morrer.

Esta guerra existe para investir em títulos.

Veja:

O petróleo, sem consumo, não tem valor, não é mais "ouro preto", como sempre disseram. Hoje o ouro é gel e transparente ... e serve apenas para desinfetar.

Shopping centers fechados, lojas desertas. Por que comprar se ninguém verá a nova bota comprada na loja logo após o lançamento da coleção outono-inverno?

Carros caros que não saem das garagens.

Viagens não marcadas.

A Disney perdeu seu charme e Donald, desta vez Trump, pede que os americanos fiquem em casa.

Em todas as línguas, a palavra mais falada é a mesma: "casa", que assume um novo significado: além da moradia, torna-se um "refúgio". O muro chinês não impediu a propagação do vírus. Deixamos todo o trabalho nas mesas e, durante a noite, tudo parou ... Tenho a sensação de que não disse adeus a ninguém.

Fico imaginando que não posso perder ninguém, nem sair deste mundo sem me despedir. Eu abracei o suficiente? Eu disse a todos o quanto eu te amo? Não sei ... Essa guerra me deixou sem fundamento, essas verdades óbvias apareceram e quebraram paradigmas.

O mundo demorou a parar e o vírus ameaçou nossa sobrevivência, para que os pais pudessem entender do que se trata a educação em casa. E quais escolas são centros de socialização? Esse ensino não é fácil e os professores são muito mais heróis do que os mostrados no cinema. Eles estão em hospitais, usando máscaras e sem condições de trabalho, exaustos e nostálgicos para suas famílias.

Se você aprendeu com a sabedoria de seus anciãos, que sorte! O mundo após esse tsunami será mais jovem, menos enrugado e menos sábio. Ou talvez a sabedoria apareça nesse momento, desde que sirva para entender que as viagens foram canceladas porque a grande viagem que deve ser feita está dentro de nós.

Então você entende que o que importa não são custos, mas valores. Que esta guerra o sirva para rever seus conceitos, entender que o trabalhador é rico, sem ele não há riqueza. Que sem o homem a natureza é mais feliz e o céu é mais azul. Que os amigos usem a tecnologia para se aproximarem e que não haja distância para quem se ama. Que vencer uma guerra no sofá é uma benção e está em suas mãos. Sua casa é sua vala e, na Terceira Guerra Mundial, a granada mais perigosa é água e sabão.

E quando isso acontecer, olhe para esta quarentena e veja que era apenas o tempo de incubação necessário para renascer.

Texto de:

Adriana Giampietro
Enviado por RL Perco em 24/05/2020
Código do texto: T6956986
Classificação de conteúdo: seguro